Após dois anos de redução significativa no número de passageiros e de viagens, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começa aos poucos a retomar a normalidade. No primeiro semestre de 2022, 31.793 voos nacionais e internacionais chegaram ou saíram do terminal, o que representa aumento de 69,6% em relação aos seis primeiros meses de 2021.
Os mais de 30 mil voos contrastam com os semestres de anos anteriores, marcados pelas restrições impostas pela pandemia. Em 2020, foram 21.559 viagens na primeira metade do ano, número que caiu para 18.741 no mesmo período de 2021.
Os dados foram divulgados pela Fraport Brasil - Porto Alegre, administradora do Salgado Filho, com base em informações das companhias aéreas.
Apesar da alta expressiva, o total de viagens nos primeiros seis meses de 2022 ainda fica atrás do registrado em 2019, o último ano antes das restrições para conter a covid-19. Na primeira metade daquele ano, foram 37.015 voos — o registrado no primeiro semestre de 2022 corresponde a 85,8% deste total.
Segundo a Fraport, a retomada dos voos é uma realidade, mas os números permanecem abaixo do projetado no início da concessão. A empresa informou que a expectativa é "atingir os patamares de movimentação registrados antes da pandemia entre 2023 e 2024". Ainda conforme a empresa, todos os serviços estão funcionando no Salgado Filho, de acordo com regras sanitárias.
Mercado doméstico
A movimentação de passageiros dentro do Brasil é o que impulsiona a retomada, reforça a Fraport. O número de partidas e chegadas domésticas não foi inferior a 4 mil em nenhum dos meses de 2022 até julho — em maio, chegou a 5.665. Por outro lado, o total de voos para outros países não superou os 300 em nenhum dos meses.
A maior restrição para viagens internacionais ocorreu em 2020 — de abril a dezembro, o total de chegadas e partidas não passou de 40 em nenhum dos meses. Em junho e em julho daquele ano nenhum viajante chegou do Exterior ou saiu do terminal para fora do Brasil.
Movimentação de passageiros
Enquanto o número de voos começa a se aproximar do patamar pré-pandemia, a movimentação de passageiros ainda tem uma diferença maior. No primeiro semestre de 2019, 3,9 milhões de pessoas se deslocaram pelo Salgado Filho. Na primeira metade deste ano foram 3 milhões, o que corresponde a 76,4% do período anterior às restrições.
Ainda assim, na comparação do ano passado com este ano, houve aumento de 80% — no primeiro semestre de 2021, a movimentação de passageiros foi de 1,6 milhão.
Corte de postos terceirizados
Em 2020, a Fraport informou que fez o possível para preservar os colaboradores diretos, mas que os postos terceirizados foram reduzidos em cerca de 30%. Assim, as funções passaram a ser desempenhadas por colaboradores próprios. Questionada novamente, a empresa disse que "as funções de trabalho que antes eram feitas por terceiros e passaram a ser realizadas por colaboradores da Fraport Brasil durante a pandemia permanecem desta maneira".
Ainda segundo a empresa, o quadro de terceirizados é ajustado de acordo com a demanda de passageiros. Desta forma, os contratos são realinhados com prestadoras de serviço à medida que há crescimento no número de pessoas circulando pelo aeroporto.
A Fraport também afirma que, ao longo da pandemia, somou esforços junto aos cessionários para que "ambos os lados pudessem atravessar o período crítico de forma sustentável". Atualmente, há espaços comerciais a serem ocupados no aeroporto, e outros foram inaugurados recentemente, como a Starbucks.