A sujeira e o estado de abandono está com os dias contados no viaduto José Loureiro da Silva, localizado entre as Avenidas Salgado Filho e João Pessoa. A estrutura, mais conhecida como viaduto da Santa Casa, está sendo reparada, em duas frentes.
Uma delas é capitaneada pela DW Engenharia, contratada pela prefeitura. A empresa está fazendo a substituição das juntas de dilatação do viaduto, que já recebeu limpeza e pequenos reparos. A previsão é de que os trabalhos na parte de cima da estrutura sejam finalizados no início de outubro.
A outra frente é a que envolve a adoção deste viaduto. A rede de postos de combustíveis Farroupilha se comprometeu a cuidar do espaço pelos próximos cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco.
O viaduto contará com projeção de luzes que podem alterar cores, intensidade e movimento. Haverá também reformas na estrutura, pintura nova, plano de acessibilidade, recuperação do espaço de passeio para pedestres e paisagismo. Uma lojas de conveniência Alegrow será instalada no local. Haverá também vigilância privada e ambiente externo com deck para consumo.
O chaveiro e a sapataria que atualmente funcionam em um dos lados da calçada, serão mantidos. O espaço que eles ocupam também será qualificado pelo adotante. Os trabalhos serão finalizados na segunda quinzena de setembro.
Para revitalizar a estrutura serão investidos R$ 100 mil. Para instalar a loja, outros R$ 400 mil.
- Estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura para recuperar espaços públicos da nossa cidade. Queremos as pessoas voltando a ocupar esses locais, agora mais seguros e com infraestrutura adequada -, afirma o sócio e idealizador da Alegrow, Eduardo Costa.
Essa será a terceira unidade da empresa em funcionamento na Capital. A primeira foi inaugurada após revitalização na Travessa Mário Cinco Paus, ao lado da prefeitura. A segunda passou a funcionar na orla do Guaíba. A Alegrow também tem uma unidade em Canoas, na Avenida Guilherme Schell, próximo da ponte sobre o Rio Gravataí.