O programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, durante o quadro Mais Vozes, ouviu diferentes entidades sobre a importância do fomento ao turismo em Porto Alegre. Em paralelo às comemorações dos 250 anos da Capital, a prefeitura vem trabalhando para estimular o turismo na cidade, ampliando o leque de opções para visitantes e moradores, atuando em parceria com a iniciativa privada.
Nesta edição do Mais Vozes foram ouvidos o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital, Vicente Perrone, e representantes de algumas das nove entidades que compõem a governança para o desenvolvimento do turismo na Capital.
A iniciativa conta com a participação de Sebrae, Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e o Pacto Alegre.
Para o secretário, um dois primeiros passos para a ampliação do turismo na Capital foi o trabalho de extensão da pista do aeroporto Salgado Filho, o que, na sua avaliação, permite que o trânsito aéreo volte para Porto Alegre. Vicente Perrone considera que "a cidade é boa para o turista quando é boa para o morador".
O secretário destaca o trabalho da prefeitura para o "reencontro da cidade com o Guaíba", referindo-se às reformas nos trechos um e três da Orla, com a maior pista de skate da América Latina. Ele ressalta que Porto Alegre é a cidade com maior número de cervejarias do país. Perrone sublinha o retorno do turismo de grandes eventos, como a Maratona de Porto Alegre e a volta dos grandes shows de nível internacional que estavam represados pela pandemia. Ele lembra também do acréscimo de 150% em uma rede hoteleira de Porto Alegre em finais de semana.
O presidente da CDL de Porto Alegre, Irio Piva, diz que a Capital vem se transformando de maneira muito profunda. Ele avalia que a cidade está melhorando em todas as áreas e que é preciso divulgar, para o Brasil e para o mundo, os progressos.
— Somos uma cidade inovadora e acolhedora com muitas atrações. O plano de marketing que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sebrae RS, com participação da CDL Poa e outras entidades, visa preparar os empresários para receber os turistas e divulgar cada vez mais as nossas atrações. O turismo é gerador de emprego e renda, e toda iniciativa com esta premissa deve ser apoiada.
João Melo, Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), frisa que o turismo traz novas oportunidades de negócios e movimento para a cidade.
— É preciso aproveitar o fluxo de turistas que passa pela Capital para ir para Gramado, Canela e outros destinos da Serra, tanto na ida quanto na volta.
Amanda Paim, coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, pontua que investir no turismo é uma grande estratégia de desenvolvimento que beneficia toda a cidade.
— Uma cidade que trabalha bem o turismo é mais segura, dá oportunidades para empreendedores, gera emprego, tem um alto ticket de consumo. Este é o ciclo virtuoso que o turismo traz a uma cidade. Ficamos felizes em ver Porto Alegre despertando para o turismo e investindo nisso.
Paulo Geremia, Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), sublinha que a entidade se beneficia muito com o crescimento do turismo em Porto Alegre.
—Isso porque hotéis, restaurantes, eventos, associados ou não, pois todo turista consome muito desses negócios. Todo turista loca um carro, se hospeda, vai ao ponto turístico, e traz benefícios para outros setores também. Os funcionários e toda uma cadeia de produção e de consumo se beneficiam muito.