O baiano Geilson dos Santos foi o vencedor da prova masculina da 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre. O atleta concluiu os 42km195m do percurso em 2h17min21seg e elogiou o trajeto nas ruas da Capital.
— Escolhi essa prova por ser muito plana, rápida e realmente é uma prova muito boa de correr pra quem procura baixar o seu recorde pessoal. Acho que baixei uns três ou quatro minutos da minha última maratona — diz o campeão, que leva o prêmio de R$ 10 mil.
Natural de Governador Mangabeira, no interior da Bahia, Geilson treina em São Paulo em um percurso variado, com subidas e descidas. Na avaliação dele, o fato de ter um trajeto plano em Porto Alegre o ajudou a sair vitorioso.
— Temos de estar adaptados às adversidades do percurso. Quando chega em uma prova como essa, você passeia, porque é outro nível de força que precisa imprimir. Acho que isso propiciou essa minha colocação. Estou muito feliz mesmo por essa vitória — afirmou Geilson, que precisou de ajuda ao final da prova devido ao cansaço.
— Quem já correu uma maratona sabe, os últimos 10km foram terríveis. O rio não estava para peixe, não. Estava empurrando as pernas da gente — complementou, em referência ao vento frio na capital gaúcha, que marcou entre 6ºC e 8ºC ao longo da manhã.
Meses antes de competir em Porto Alegre, Geilson sofreu um acidente de bicicleta e teve uma lesão. Depois de cruzar a linha de chegada na primeira posição, destacou a superação para estar na prova e vencer a maratona:
— Essa vitória para mim representa gratidão. Tive um acidente no qual eu quebrei o dedo, poderia ter sido a perna, mas Deus sabe o que faz. Fiquei quase três meses parado, mas consegui vir aqui e vencer.
Quase dois minutos atrás de Geilson chegaram o segundo e terceiros colocados na prova, os também brasileiros Samuel Souza do Nascimento e Antônio Marco Pereira de Araújo. Na prova feminina, a vencedora foi a etíope Atalem Tarefe Tesfaw, com tempo de 2h40min31seg, seguida pela queniana Janete Cheruto Masai (segunda) e pela brasileira Elisângela Ferreira de Oliveira (terceira).
Na meia-maratona, de 21km, o vencedor no masculino foi Daniel Chaves da Silva, com tempo de 1h6min54seg, seguido por Vagner da Silva Noronha e Emerson Rosa Oliveira. Na feminina, a ganhadora foi Jéssica Ladeira Soares, que completou o percurso em 1h18min18seg, seguida por Marilei Willers e Simoniely Lilian Kovalczuk Serathiuk. Os campeões da rústica, de 8km, foram Daniel da Silva no masculino e Gabriela de Freitas Tardivo no feminino.
Nesta edição do evento, que faz parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, foram mais de 15 mil inscritos, de 16 países diferentes. Depois do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Estados Unidos tinham o maior número de competidores.
A largada e chegada foram na Avenida Diário de Notícias, em frente ao BarraShoppingSul, na Zona Sul da Capital. A prova principal teve início às 7h, e seguiu até o começo da tarde, até a chegada dos últimos participantes. Diversas ruas e avenidas tiveram bloqueios. Foram 13 pontos de interrupção, total ou parcial, pela Orla do Guaíba e pelos bairros Praia de Belas, Menino Deus, Cidade Baixa, Azenha e Vila Assunção.
Confira os vencedores das provas
Maratona masculina (42km):
- Geilson dos Santos (2h17min21seg)
- Samuel Souza do Nascimento (2h19min32seg)
- Antônio Marco Pereira de Araújo (2h19min36seg)
- Marcos Antônio Pereira (2h20min48seg)
- André Luiz Silva Antônio (2h22min5seg)
Maratona feminina (42km):
- Atalem Terefe Tesfaw (2h40min31seg)
- Janete Cheruto Masai (2h43min43seg)
- Elisângela Ferreira de Oliveira (2h50min16seg)
- Jéssica Amanda Pereira (2h51min43seg)
- Raisa Marcelino do Nascimento (2h53min15seg)
Meia-maratona masculina (21km):
- Daniel Chaves da Silva (1h6min54seg)
- Vagner da Silva Noronha (1h7min42seg)
- Emerson Rosa Oliveira (1h8min28seg)
- Renan Barkfeld (1h8min47seg)
- Gabriel Alves Pozzo (1h8min48seg)
Meia-maratona feminina (21km):
- Jéssica Ladeira Soares (1h18min18seg)
- Marlei Willers (1h18min46seg)
- Simoniely Lilian Kovalczuk Serathiuk (1h22min21seg)
- Camilla Leite (1h23min31seg)
- Janine Rodrigues de Oliveira (1h23min33seg)