O calor do sol que atravessou as nuvens do céu de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (6) convenceu os sócios do Refúgio do Lago a abrirem seu atendimento para o público que circula pela Redenção. Em fase de testes antes da inauguração oficial, marcada para o próximo dia 19, o complexo gastronômico de 750 metros quadrados já pode ser acessado, em uma modalidade chamada no ramo de “soft opening”.
O termo em inglês — “abertura de leve”, em uma tradução livre para o nosso idioma — significa que o local está aberto, porém ainda sem toda a capacidade de atendimento e estrutura física, que será disponibilizada apenas na abertura oficial. É um jeito de os funcionários e administradores colocarem à prova suas práticas e rotinas sem a alta demanda que é desejada a partir da inauguração.
— É uma pré-abertura onde testaremos nossa estrutura, operação, cardápio, capacidade de serviço e atendimento, fluxos no estoque. Até o horário de atendimento, que normalmente será das oito da manhã às 10 da noite, pode variar — traduz Pedro Santarém, sócio da Iopark.
Ao longo da manhã, cafés foram os campeões de venda, com opções de salgados e doces no balcão. O bar com cervejas, chopes e drinks ainda se preparava para a procura do turno da tarde, assim como a pizzaria e o local que servirá carnes e hambúrgueres.
— Buscamos aprimorar e igualar o que será apresentado na abertura oficial, mas sabemos que ainda é inviável, pois estamos aos poucos conhecendo como vamos funcionar — complementa Santarém.
O horário de funcionamento já é o que será praticado depois da inauguração, das 8h às 22h. A diferença é que nestes primeiros dias de “soft opening” será possível que algum local abra mais tarde ou feche antes, dependendo da procura ou de alguma alteração no fornecimento de produtos.
Os tapumes que antes escondiam as obras foram removidos ainda na manhã de quinta. A partir das oito da manhã da sexta foi possível tomar um café ou um açaí entre o chafariz e o lago dos pedalinhos no Parque Farroupilha.
— Escolhemos caminhar por aqui hoje para ver como está, porque antes só víamos tapumes — disse Roni da Silva, 66 anos, aposentado, que foi com a esposa ao local.
— Porto Alegre fica cada vez mais bonita com locais assim — elogiou Zair Fritz, 63, enquanto o casal observava o mezanino.
O casal pernambucano Hilberto, 45, e Karina Oliveira, 44, veio de Recife a Porto Alegre ver o primeiro show do Metallica da vida deles. Na manhã após o concerto, escolheram a Redenção para pedalar e se surpreenderam com o local recém inaugurado. Degustaram e aprovaram um bolo de mousse de chocolate, ele tomando um café com leite, ela tomando um chocolate quente, tudo com leite vegetal no lugar do de vaca.
— Interessante demais a opção. Não somos veganos, mas sempre que possível evitamos o consumo do leite — explicou Karina, vegetariana.
Os preços encontrados nos totens de pagamento variam, mas são semelhantes aos praticados por outras cafeterias da região. O expresso com leite custa R$ 7,90, e o chocolate quente saiu por R$ 16,90.
A compra de itens deve ser feita com cartões de débito e crédito, pois não é aceito pagamento em dinheiro. Pix apenas no café, por enquanto. Cachorros são bem-vindos, com um par de potinhos com água disponível ao lado da entrada mais próxima da Avenida João Pessoa.