A sexta-feira (29) foi de alegria e batucada no Hemocentro de Porto Alegre. Em uma ação inédita, a velha guarda da bateria da escola de samba Bambas da Orgia levou doadores de sangue até o local, buscando celebrar o Carnaval fora de época de forma solidária — com direito a show da bateria.
Como muitos membros da velha guarda já têm idade avançada e estão impedidos de fazer doações devido às condições de saúde, o objetivo era estimular, principalmente, os mais jovens. O grupo levou três doadores da quadra da Bambas até o Hemocentro. Outras pessoas também fizeram doações em nome da escola diretamente no local.
— A gente vê o valor que eles dão para cada pessoa que chega lá com a intenção de doar. É muito importante pela conscientização das pessoas — afirma o ex-mestre de bateria da Bambas da Orgia e idealizador da velha guarda, Nilton Pereira.
O porteiro Rafael Machado não doava sangue há dois anos, mas foi incentivado durante o ensaio da escola de samba.
— Como eu estava de folga e como eu sei que é importante, eu fui doar hoje. Divulguei também bastante nas minhas redes sociais, daí agora, daqui a uns dois, três meses, vou tentar ir doar de novo. Essas ações vão lembrando, porque o cara esquece. Como alguém mais próximo convidou, eu fui — conta Machado. — Eu penso assim: hoje eu estou bem para poder doar, e amanhã, eu posso precisar.
Além dos benefícios da doação, doadores e funcionários de diversos setores curtiram um show da bateria da escola durante a ação. Pereira avalia que a experiência foi positiva.
— É uma experiência que a gente não tinha, estamos adquirindo, e ficou registrado — destacou o ex-mestre de bateria. — O pessoal do Hemocentro ficou bem satisfeito, bem feliz com o resultado, e nós também, com a repercussão que a gente alcançou. Os funcionários participaram e interagiram com o pessoal da bateria, o Gotinha (personagem que representa uma gota de sangue doado) estava junto também. Foi tudo muito bom.
A ideia, agora, é repetir a ação ao menos uma vez por ano, mantendo a parceria da Bambas da Orgia com o Hemocentro também em outras iniciativas.