Porto Alegre se apronta para sediar um dos principais eventos de inovação do planeta, o South Summit, que ocorre entre 4 e 6 de maio. Para isso, está em andamento uma série de atividades preparatórias que inclui reforço no treinamento de profissionais do setor de hotéis, intensificação de serviços de manutenção e limpeza das vias de acesso e ações integradas de segurança.
Com esses preparativos, a Capital espera um incremento imediato em setores como hotelaria, bares e restaurantes durante os três dias de programação, mas conta principalmente com a divulgação internacional da cidade e a consolidação como polo de tecnologia para colher frutos ainda melhores no futuro. Representantes da área gastronômica têm expectativa de um acréscimo de até 20% no faturamento mensal em estabelecimentos no entorno e nos pontos da cidade tradicionalmente mais procurados por turistas.
O secretário-adjunto de Inovação e de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Alexandre Borck, que acumula os dois cargos, afirma que a cidade está se mobilizando de diferentes formas para deixar boas impressões nos visitantes — espera-se que de 5 mil a 8 mil pessoas participem do evento, com pelo menos 30% de turistas.
— A ideia é que as pessoas que vierem de fora não digam apenas "que baita evento", mas "que baita cidade" — afirma Borck.
Visualmente, haverá cerca de 400 placas e banners de divulgação do South Summit espalhados por diferentes regiões e um reforço em serviços urbanos de conservação, manutenção e limpeza de vias em pontos de entrada do município, principais acessos aos armazéns do Cais Mauá, onde o encontro será realizado, e no entorno da Orla. Para facilitar a chegada dos participantes, o secretário-adjunto lembra que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai colocar em prática um plano para organizar os pontos de embarque e desembarque de táxis, ônibus e carros de aplicativo.
Quem quiser conhecer melhor o que Porto Alegre tem a oferecer contará com duas linhas turísticas de ônibus à disposição. Quem preferir ficar nas imediações do Guaíba poderá assistir shows musicais diários, previstos para ocorrer em um palco montado ao lado da Usina do Gasômetro, além de atrações na área do Embarcadero.
Os preparativos envolvem também ações menos visíveis, mas não menos importantes. Os setores de segurança pública do município e do Estado trabalham em conjunto em estratégias para garantir a tranquilidade dos participantes — as ações envolvem desde medidas de inteligência até um plano de policiamento ostensivo reforçado.
— Há uma grande articulação, que conta ainda com acompanhamento da Polícia Federal, para garantir a segurança. Isso envolve inclusive uma eventual tentativa de ataque cibernético, por exemplo — afirma Borck.
Setor de hotelaria promoveu cursos de atualização
O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) ofereceu cursos de atualização aos profissionais de hotelaria, ao longo das últimas semanas, como mais uma medida para conquistar os visitantes de fora.
— Oferecemos cursos de atualização de línguas estrangeiras, espanhol e inglês, de boas práticas. O cliente europeu tem costumes um pouco diferentes, costuma ser um pouco mais formal, por exemplo — observa o diretor do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA, ligado ao Sindha), Carlos Schmidt.
Schmidt confirma que é esperado um incremento na demanda do setor hoteleiro da Capital durante o South Summit, mas diz que a entidade ainda não tem uma estimativa sobre o percentual de crescimento.
— Desde a pandemia, muitas reservas são canceladas em cima da hora, e muitas outras são feitas com pouca antecedência. Por isso, só teremos uma avaliação sobre o impacto do South Summit mais adiante — afirma o dirigente.
Em relação a bares e restaurantes, o diretor institucional do Sindha, Edemir Simonetti, que representa o setor gastronômico, estima que a elevação de 20% na receita prevista para todo o mês deve se concentrar em estabelecimentos mais próximos ao South Summit ou em regiões da cidade que já costumam ser mais procuradas por turistas de fora. Isso ocorre porque o evento não terá a mesma dimensão, em termos de atração de estrangeiros ou tempo de duração, de outros, como a Copa do Mundo.
A principal expectativa em relação à mostra de startups é que sirva como um novo cartão de apresentação da Capital para o mundo — posicionando-se como uma cidade pronta para receber mais investimentos em setores como tecnologia e economia criativa e sediar outros eventos de ponta.
— Depois da Copa, é o evento com maior potencial de divulgação da cidade que nós recebemos. Esperamos que projete novamente Porto Alegre para o mundo — avalia Schmidt.