Começou nesta semana o trabalho de revitalização do Muro da Mauá, no centro de Porto Alegre. Localizado perto da Orla do Gasômetro, um trecho de 750 metros, entre a secretaria Estadual da Fazenda e proximidades da Usina, receberá melhorias. A ideia da prefeitura, ao ceder o espaço, é tornar o local mais atrativo para as pessoas. No projeto, estão previstos a criação de uma cascata de água, jardim vertical, espaços para interatividade com QR codes e painéis que mostram personalidades, escritores e músicos gaúchos. Confira imagens de como o espaço deve ficar.
A previsão é inaugurar a reforma em 6 de novembro. O serviço é feito pelo consórcio formado pelas empresas Sinergy e HMidia, que venceram o chamamento público da prefeitura para a adoção do espaço.
Primeiro, o muro foi dividido, por traços, em módulos. Agora, a equipe começa o plantio do muro verde, que será composto por centenas de podocarpos espalhados por 240 metros da estrutura. A previsão é que essa etapa seja concluída até o final da próxima semana.
O espaço também contará com um painel e cascata de água no ponto próximo a secretaria Estadual da Fazenda, destacando os 250 anos de Porto Alegre.
Demais painéis terão imagens de poetas, músicos, escritores, artistas, entre outros. A história das personalidades poderão ser acessadas por meio do QR code. Outros pontos serão reservados a empresas que poderão contar sobre sua relação com a cidade. As paradas de ônibus ao longo do trecho também serão revitalizadas. O consórcio afirma que o espaço contará com manutenção e câmaras de monitoramento 24 horas.
A escolha pelo consórcio foi divulgada pela prefeitura em junho, após um chamamento público que reuniu, ao todo, três empresas. No lançamento, em novembro, o foco será o Natal. O muro será repaginado a cada três meses, sempre com algum mote cultural. O contrato de adoção do espaço é de 2 anos.
De acordo com o diretor da empresa HSQ Midia, que faz parte da HMidia, Alexandre Quintian, a mudança irá trazer mais beleza e segurança para a região:
— Será um projeto inédito, que vai valorizar muito esse espaço. Ele vai vir para se somar à Orla do Guaíba, que foi renovado, com o projeto da prefeitura de revitalizar do Centro Histórico e o projeto Embarcadero. Com certeza trará mais segurança, cultura e beleza para a cidade.
Segundo a secretária de Parcerias da Capital, Ana Pellini, o projeto chamou atenção da prefeitura por propor um espaço iluminado, interativo e que ressalta traços importantes da cidade:
— O projeto teve um fator muito impactante que foi de valorizar a cultura, com artistas locais, em um espaço muito iluminado, moderno. O que esperamos é que esse local sirva de atração para as pessoas, que elas parem para admirar, fazer fotos, interagir. Que ele sirva para a gente aumentar a autoestima de Porto Alegre e das nossas pessoas — projeta a secretária.
Conforme a prefeitura, a revitalização foi a alternativa encontrada para o espaço enquanto não há definição sobre a derrubada ou não do Muro da Mauá.
Em contrapartida pela renovação, o consórcio Sinergy/HMidia poderá utilizar, para identificação da marca, 15% da área dos 750 metros do muro, o que corresponde a 112,50 metros de extensão.