A prefeitura de Porto Alegre divulgou, na tarde desta sexta-feira (18), o resultado do chamamento público para a adoção de 750 metros do Muro da Mauá, no trecho entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da Avenida Mauá, antes da Usina do Gasômetro. A proposta vencedora foi a apresentada pelo consórcio composto pelas empresas Sinergy e HMidia.
O projeto escolhido prevê divisão do muro em sessões, que pretendem valorizar os 250 anos de Porto Alegre e mostrar personalidades, música, escritores, esporte, entre outros. Além disso, haverá cascata de água, espaços para interatividade com QR codes e um jardim vertical. A proposta prevê ainda abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica.
— Queremos dar movimento ao muro, fazer com que ele interaja com as pessoas — explicou o diretor geral da Sinergy, uma das empresas que compõem o consórcio, Eduardo Ferreira.
Conforme a administração municipal, a proposta apresentada pelo consórcio cumpriu todos os requisitos avaliados pela comissão julgadora e foi considerado o projeto vencedor por unanimidade.
Com a publicação do resultado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), nesta sexta, foi aberto o prazo para contestações, que se encerra em 30 de junho. Transcorrido esse prazo, caso não haja manifestações, o termo de adoção será assinado pelo período de dois anos.
— Ficamos bastante impressionados com a qualidade dos materiais que recebemos. Todos demonstraram um grande engajamento com esse projeto do município de embelezar a cidade. Para a tomada de decisão, avaliamos a criatividade, inovação, sustentabilidade e a capacidade de execução dos projetos — pontuou a secretária de Parcerias, Ana Pellini.
A adoção do Muro da Mauá, segundo a prefeitura, é mais uma ação que integra o projeto de recuperação do Centro Histórico, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE). Para o secretário Cezar Schirmer, trata-se de um espaço que merece atenção diferenciada, em razão dos investimentos que foram feitos na orla do Guaíba e de empreendimentos como o Embarcadero.
— É essencial que pensemos a região de forma sistêmica. O embelezamento do muro será integrado aos esforços já realizados, promovendo coesão estética e recuperando um perímetro hoje degradado — avalia.
Contrapartida
Em contrapartida, 15% da área adotada poderá ser utilizado para identificação da marca da empresa vencedora. Também será permitido o uso da frase "uma empresa parceira de Porto Alegre" no local. O parceiro adotante poderá ainda utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do munícipio.
Além do consórcio composto pela Sinergy Novas Mídias/ HD Mídia, apresentaram propostas para o Muro da Mauá o grupo Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing.
A comissão julgadora que avaliou os projetos é composta pelos secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e de Cultura, Gunter Axt. Além dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Hélio de Almeida Oliveira, da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini, e do Gabinete de Comunicação, Rafael Ocãna Vieira.