Às margens do Guaíba, as obras do projeto piloto do Cais Mauá ingressam na reta final. A abertura oficial está agendada para o dia 26 de março, aniversário de Porto Alegre.
Mas a intenção dos responsáveis pelo projeto Embarcadero - capitaneado pelas empresas DC Set Produções e Tornak - é já permitir a circulação de pessoas alguns dias antes. A data ainda não foi confirmada, como destaca o empresário Eugênio Corrêa, da DC Set, um dos sócios deste investimento.
- A gente está fazendo grande esforço para, entre 10 e 20 de março, ter uma operação em soft opening (pré-abertura). O nosso compromisso é 26 de março, que é o aniversário de Porto Alegre. Esse é o nosso compromisso com a sociedade. Esse é um compromisso do Embarcadero e dos lojistas. Mas estamos tentando se tudo ocorrer bem, fazer uma abertura anterior, para termos uma semana de treinamento e estejamos mais afinados para o dia 26 de março - informa Corrêa.
Quando as portas forem abertas, em algum dia entre 10 20 de março, a intenção é já ter de 80% a 90% dos espaços do Embarcadero ocupados. Os demais devem ser abertos até abril, pois algumas parcerias foram feitas recentemente e os novos lojistas precisarão de uns 45 dias para poder montar suas operações.
O paisagismo ainda está sendo instalado e a expectativa é que seja concluído até o início de março. Uma nova preocupação tem sido a desistência da empresa vencedora da licitação para operação do estacionamento, de responsabilidade do governo do Estado.
A empresa Impacto Vento Norte pediu a revogação da licitação. Agora, uma nova disputa precisará ser realizada. Não há perspectiva de quando a concorrência ocorrerá, mas haverá tempo hábil para fazer nova seleção até a abertura oficial, em 26 de março.
A revitalização de 19 mil metros quadrados, do armazém A-7 até a Usina do Gasômetro, começou em novembro de 2019. O projeto terá validade de cinco anos e será uma espécie de modelo do que o governo do Estado está projetando para as demais áreas do Cais até a Estação Rodoviária de Porto Alegre.