A Orla do Guaíba será fechada para pedestres a partir da meia-noite desta sexta-feira (3) no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. A ação é uma das medidas adotadas no combate ao coronavírus e foi anunciada no início da noite pelo prefeito Nelson Marchezan.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, os acessos de pedestres à Orla serão bloqueados no trecho de 1,3 km. Não será permitido a visitantes ficarem no local. O trânsito de veículos, que habitualmente é bloqueado aos finais de semana para pessoas passearem ou se exercitarem no trecho, vai permanecer liberado. Ainda não há confirmação se serão utilizadas fitas e cones ou cavaletes para impedir o acesso ao local.
A faixa para ciclistas também deverá ser bloqueada. O objetivo da Guarda Municipal é evitar aglomerações na região, como as que ocorreram nos últimos finais de semana. Já a Orla de Ipanema, na zona sul de Porto Alegre, não deverá ser bloqueada.
— Em Ipanema e nos parques abertos, vamos aumentar e intensificar a fiscalização. Com o fechamento da orla, poderemos realocar equipes para os outros locais. E vamos trabalhar para evitar aglomerações — disse o comandante da Guarda Municipal, referindo-se a espaços como o Parcão e a Praça da Encol.
Além da Orla do Guaíba, os parques Germânia, Harmonia, Chico Mendes e Gabriel Knijnik terão entrada restrita neste sábado. Conforme Marchezan, as medidas foram adotadas por conta do que ele classificou como um "momento de perigo" no sistema de saúde da capital.