O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, anunciou, no início da noite desta sexta-feira (3), que nos próximos dias serão publicadas novas medidas de contenção ao coronavírus na Capital.
As ações incluem a restrição do vale-transporte de empregados de serviços não-essenciais ou não autorizados, a proibição de estacionamentos de veículos nas áreas azuis, o fechamento do trecho 1 da orla do Guaíba e do Parque Germânia e ainda mais restrições ao comércio. Segundo a prefeitura, tanto a Orla quanto os parques Germânia, Harmonia, Chico Mendes e Gabriel Knijnik terão entrada restrita neste sábado (4) — na Orla, as restrições começarão a ser aplicadas à meia-noite. A Guarda Municipal vai agir em casos de descumprimento e, se precisar, multará.
Os parques que não podem ser fechados, como a Redenção, não serão cercados, mas a orientação da prefeitura é para que as pessoas não usem esses locais. A venda de qualquer comida ou bebida dentro dos parques e praças da cidade será vedada. A atividade dos estacionamentos nos viadutos da Borges de Medeiros e no parque Marinha do Brasil também será suspensa. As ruas de lazer — modo em que um logradouro tem o tráfego de carros proibido para que ele seja ocupado por pedestres — não irão funcionar no entorno.
Mais restrições no comércio
Por 15 dias, estabelecimentos que vendem veículos e eletroeletrônicos serão fechados, assim como salões de beleza e academias. A prefeitura de Porto Alegre também deverá suspender as atividades em igrejas, templos e cultos religiosos, pelo mesmo período. O Mercado Público também terá suas atividades suspensas.
Segundo a prefeitura, o decreto com as mudanças está em produção e deve ser publicado nos próximos dias.
— Já passamos do momento de cautela e chegamos ao momento de perigo. (...) Eu não sei se essas serão as últimas restrições, mas elas são necessárias — afirmou o prefeito.
Marchezan também afirmou que pedirá aos supermercados restrições de controle de acesso, permitindo, por exemplo, apenas uma pessoa por família, com ressalvas a casos excepcionais, como de pais e mães com crianças menores. Também será restrita a entrada em lojas de materiais de construção e ferragens, permitindo a entrada de um cliente por vez.
— Todas as projeções que temos são calculadas baseados em fatos, não com número estipulados. Com a demanda que temos agora, na semana que vem, vamos ter que realizar profundas transformações nos hospitais — afirmou o prefeito.
Segundo a prefeitura, ainda estão sendo analisadas as formas de operar as restrições do vale-transporte para os empregados de empresas que não têm o funcionamento presencial autorizado. Os treinos de Grêmio e Internacional não serão afetados pelas medidas.
Desafio Porto Alegre
"O nosso desafio é chegar em 55% de isolamento em Porto Alegre. Hoje o índice é de 42%. Precisamos do engajamento de todos e lançamos o “Desafio Porto Alegre”, para que permaneçam em casa.", afirmou Marchezan pelo Twitter, afirmando que será colocado um "relógio virtual" no site da prefeitura para monitorar a adesão dos porto-alegrenses ao distanciamento social.
Em março, segundo a prefeitura, os índices de isolamento social alcançaram os níveis mais altos verificados na Capital, chegando a 71% em um domingo (22/03) e a 60% em uma quinta-feira (26/03). Os dados são do Índice InLoco, utilizado pela empresa de mesmo nome, e projetam a movimentação de 540 mil usuários de celulares pela cidade.