Dois eventos programados para este mês vão recolocar em discussão o polêmico projeto de se escavar uma mina de carvão a céu aberto na Região Metropolitana.
O licenciamento da Mina Guaíba está em análise pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), embora temporariamente suspenso por uma decisão da Justiça Federal para garantir que comunidades indígenas presentes na região sejam consultadas sobre a iniciativa.
Até o final do ano passado, uma série de audiências públicas, seminários e palestras foi organizada por diferentes entidades para discutir o empreendimento, que forneceria matéria-prima para a posterior instalação de uma planta industrial destinada a converter o mineral em combustível e fertilizantes. Passado o período de festas, novos debates vão reunir especialistas em diferentes áreas para avaliar possíveis impactos da extração do carvão entre os municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul.
O primeiro encontro, marcado para 7 de março, faz parte do Dia dos Dados Abertos, ou Open Data Day, promovido mundialmente com o objetivo de estimular a transparência e conscientizar governos e cidadãos sobre o uso de dados públicos. No campus de Porto Alegre da Unisinos, pesquisadores apresentarão dados ambientais relacionados ao projeto da Mina Guaíba e uma oficina sobre a Lei de Acesso à Informação.
No dia 19, no campus da Unisinos em São Leopoldo, o doutor em Ecologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Paulo Brack falará sobre os riscos da extração do carvão nas proximidades do Delta do Jacuí, onde seria localizada a mina.
— A área, úmida e próxima do Delta do Jacuí, é imprópria para mineração. O impacto ambiental seria muito grande — afirma Brack.
Responsável pelo projeto, a empresa Copelmi Mineração sustenta que tecnologias modernas são capazes de evitar danos ao ambiente, e que atenderá a todas as normas previstas no processo de licenciamento para uma operação segura. Exemplos dessas tecnologias foram mostrados no ano passado durante um seminário organizado pela Sociedade de Engenharia do RS, em que também foram destacados aspectos econômicos favoráveis ao empreendimento.
Serviço
Dia dos Dados Abertos
- Quando: dia 7 de março, das 9h às 15h30min
- Onde: Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1.600 (Unisinos), em Porto Alegre
- O que é: debate sobre impactos ambientais da Mina Guaíba e oficina sobre como usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para monitorar riscos ambientais.
- Como participar: participação gratuita, com inscrição prévia por meio deste formulário.
Ameaças do Projeto Mina Guaíba
- Quando: 19 de março, das 17h30min às 19h
- Onde: sala Ignacio Ellacuria e Companheiros, campus da Unisinos em São Leopoldo (Avenida Unisinos, 950)
- O que é: palestra do doutor em Ecologia e professor da UFRGS Paulo Brack
- Como participar: o evento é gratuito e aberto ao público