Pela segunda semana consecutiva, a orla do Guaíba amanheceu repleta de lixo espalhado. Após mais um fim de semana de sol e calor fora de época, o local — um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre — estava, nesta segunda-feira (24), repleto de sujeira deixada por frequentadores, como já havia acontecido há sete dias.
Entre garrafas de vidro, copos e sacos plásticos e pacotes rasgados de carvão, o empresário Waldo Dias, 54 anos, caminhava com um saco preto em mãos, recolhendo o excesso de lixo no espaço. Morador do Centro há mais de uma década, ele culpa a falta de educação dos frequentadores do local.
— Eu posso cobrar ter mais lixeiras aqui na orla, e vou fazer isso. Mas não posso exigir do prefeito a limpeza se as pessoas não têm educação e jogam o lixo no chão — reclama.
A região da Usina do Gasômetro era uma das mais sujas.
Procurada na semana passada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirmou que a responsabilidade pela área é da Uber — que, em agosto do ano passado, adotou o espaço e assumiu a manutenção do trecho. Também na última segunda-feira, por meio de nota, a empresa afirmou que são utilizadas 50 lixeiras duplas na Orla, acrescidas de 10 contentores triplos extras aos fins de semana.
"As lixeiras são esvaziadas duas vezes por dia, no entanto, além dos esforços do setor público e privado, é preciso a colaboração dos visitantes para que a área seja conservada. É importante que cada cidadão assuma sua responsabilidade", dizia o texto.