A partir desta sexta-feira (31), o trecho revitalizado da orla do Guaíba passa a ser gerido pela Uber. A cerimônia de assinatura do contrato irá ocorrer às 11h no próprio local.
Caberá à empresa gerenciar a conservação e a zeladoria não só da orla, mas também das rótulas das Cuias e da Loureiro da Silva, além da Praça Júlio Mesquita e do canteiro central da Avenida Presidente João Goulart. A limpeza dos banheiros e a coleta de lixo também estão previstas.
Já nesta quinta-feira (30), a empresa já irá fazer a sua primeira ação. A instalação de uma escultura em homenagem a Porto Alegre.
São duas placas com 2 metros de altura e 3 metros de largura cada. Elas apresentarão o nome da cidade de forma vazada em um superfície espelhada. O local será chamado de selfie point.
"As duas peças vão emoldurar a orla nos seus espaços vazados e por consequência, refletir o Guaíba e o pôr do sol por meio de suas faces espelhadas. O material reflexivo permitirá que o cenário mude conforme o dia e o movimento da orla. Cada visitante, através da sua criatividade, poderá registrar momentos diferentes garantindo registros inéditos", informa a empresa.
A segunda etapa das intervenções começa a partir desta sexta-feira e se estenderá pelas próximas semanas. Entre outras coisas, haverá instalação de bancos, espaços com carregadores de celular, além de placas informativas. Como adotante do parque, a Uber não pode fazer intervenções drásticas.
A empresa não informa o quanto já investiu no local e quanto está prevendo, mas proposta da companhia aprovada pela prefeitura estima investimento de R$ 1 milhão na região pelo período de um ano. O contrato prevê a prorrogação por mais 12 meses.
Como contrapartida, a empresa poderá fazer divulgação da sua marca na orla. A Uber foi a única participante da concorrência que foi realizada em julho.