Um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, o trecho revitalizado da Orla do Guaíba amanheceu diferente nesta segunda-feira (17). Após um fim de semana de calor fora de época na Capital, o espaço acumulava muito lixo nesta manhã.
A reportagem de GaúchaZH encontrou diversas garrafas de bebidas alcoólicas, copos de plástico, sacolas de supermercado e até cartelas de medicamentos no local. Além disso, havia muitas bitucas de cigarro espalhadas pelo chão.
O trecho mais sujo era o das arquibancadas, que ficam de frente para o Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro. Neste ponto, chamava atenção a quantidade de cacos de vidros por causa das garrafas quebradas.
Frequentadores do espaço dizem que é comum nas segundas-feiras o lixo em maior quantidade do que nos demais dias. Além disso, o domingo foi de tempo bom e calor — com máxima de 29,6°C na Capital —, o que contribuiu para maior público no local.
Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirmou que a responsabilidade pela área é da Uber — que, em agosto do ano passado, adotou o espaço e assumiu a manutenção.
Contraponto
A Uber foi procurada por GaúchaZH e se manifestou por meio de nota. Confira a íntegra:
No plano operacional da Uber, são utilizadas 50 lixeiras duplas na Orla (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de 10 contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) aos finais de semana. Com o evento do último fim de semana, montamos uma operação especial para recolher o lixo deixado pelos visitantes tanto na noite de ontem, como na manhã de hoje.
Desde a inauguração da nova Orla, o parque tem recebido milhares de pessoas todos os finais de semana e já se tornou um ponto de visitação obrigatório em Porto Alegre. Para maior conscientização do público, a empresa realizou em fevereiro uma campanha em conjunto com a Smams, que distribuiu viseiras feitas com plástico reciclado recolhido no parque e que trazia mensagem educativa. Na ocasião também foi lançado um manual com dicas de boas práticas para a utilização da Orla.
As lixeiras são esvaziadas duas vezes por dia, no entanto, além dos esforços do setor público e privado, é preciso a colaboração dos visitantes para que a área seja conservada. É importante que cada cidadão assuma sua responsabilidade.