No sexto e último encontro de elaboração do Pacto Alegre sobre grandes desafios a serem vencidos na Capital, quatro projetos foram selecionados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na cidade.
Antes da reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (24), já haviam ocorrido outras cinco rodadas de debate sobre talentos, transformação urbana, gestão pública, imagem da cidade e ambiente de negócios. Todos os planos pinçados em cada uma dessas etapas serão analisados pela mesa do pacto em um evento programado para 31 de maio.
O Pacto Alegre é um esforço coletivo envolvendo prefeitura, universidades, empresas e instituições civis para promover a inovação e o desenvolvimento no município. Para isso, foi elaborado um plano de trabalho com sucessivos encontros, definições de prioridades, metas e prazos. A fase de reuniões temáticas sobre os chamados macrodesafios se encerrou nesta semana com quatro ideias discutidas e aprovadas pela maioria dos cerca de 50 participantes.
Os projetos (veja mais detalhes abaixo) incluem o compartilhamento de iniciativas destinadas a melhorar a qualidade de vida, investir em políticas públicas para crianças e idosos, promover ações de saúde em espaços públicos e estratégias para aprimorar a qualidade da água na Capital.
No dia 31, a mesa do pacto, que deverá contar com as presenças do prefeito Nelson Marchezan e do consultor espanhol Josep Piqué, vai analisar todos os 20 esboços de projeto escolhidos ao longo das últimas semanas e verificar quesitos básicos para dar ou não a chancela definitiva a cada um deles. Representantes das 82 instituições que formam a iniciativa deverão avaliar os projetos, verificando se têm um líder, recursos (quando necessário) e capacidade de cumprir as intenções.
— A ideia é ficar com algo em torno de 14 a 18 projetos, que serão colocados em prática e já deverão ter alguma etapa concreta cumprida até novembro, quando haverá outra reunião da mesa do pacto — revela o diretor de Inovação da prefeitura da Capital, Paulo Renato Ardenghi.
Projetos selecionados na área de qualidade de vida
Engaja POA - Ambiente de compartilhamento de iniciativas relacionadas à qualidade de vida. Essas ações serão propostas pelos próprios cidadãos, que poderão participar por rede social ou, presencialmente, por meio de grupos de escuta.
Smart Cities 2G - Busca proporcionar políticas públicas de cidades inteligentes para duas gerações: crianças e idosos. A ideia é agrupar informações abastecidas por esses públicos, gerando conteúdos que sejam relevantes para as duas gerações.
Mexe com Poa, do Centro à Periferia - O objetivo é promover a qualidade de vida e a inclusão social por meio do esporte orientado por profissionais de Educação Física em praças e parques, do Centro à periferia. Contempla também a conscientização para alimentação saudável, desde as crianças até a terceira idade.
WOnd3r - Água maravilhosa - Melhorar a qualidade da água por meio de um projeto-piloto que realizará os processos de ozonização e bioestabilização do líquido. Além disso, ampliar o acesso às informações de análises da qualidade da água para os moradores.
Sobre o Pacto Alegre
O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada.