A quarta oficina de apresentação de ideias do Pacto Alegre elegeu quatro iniciativas inovadoras para transformar o ambiente urbano da Capital. Participaram do encontro, na última sexta-feira (17), no campus de Porto Alegre da Unisinos, mais de 60 representantes de entidades públicas e privadas que compõem a mesa do projeto.
Idealizado pela prefeitura da Capital em parceria com UFRGS, PUCRS e Unisinos, o projeto escolhe as melhores sugestões elencadas pelos participantes por meio de uma metodologia que estimula a interatividade. Na reunião, o foco foi apresentar ideias para desenvolver ambientes inteligentes e criativos para viver e trabalhar em Porto Alegre.
— O que a gente viu hoje (sexta) é um pouco do que Porto Alegre precisa para ser um ecossistema de referência. Foi uma manhã muito produtiva, a gente sai estimulado por tudo que estamos construindo de forma coletiva. O Pacto que nós somos é um coletivo interessado e que pensa o melhor para nossa cidade —afirmou o coordenador do Pacto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
Das 12 sugestões avaliadas durante a atividade, as quatro que receberam maior apoio coletivo foram:
Handson 4D - projeto de urbanismo que propõe a realização de serviços básicos em quatro ruas do 4º Distrito
Pintando POA - ideia de pintar e remodelar avenidas de Porto Alegre, resultando em um impacto visual positivo da cidade para moradores e visitantes
Conecta POA - plataforma para engajar as pessoas a apresentarem suas demandas buscando a solução de problemas
Cultura Cidadã - realização de workshops e palestras agindo na melhora da cultura cidadã da cidade, resultando em redução de custos imediatos, humanização e inclusão
Os quatro projetos se somam aos definidos nas rodadas anteriores dos macrodesafios e serão levados para a mesa do Pacto Alegre, em reunião que ocorrerá no dia 31 deste mês. Antes disso, ocorre a última reunião de ideação que elencará prioridades para o quesito Qualidade de Vida, na próxima sexta-feira (24).