O sistema de ar-condicionado da Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) foi consertado na noite de quinta-feira (31). O equipamento apresentou duas falhas nesta semana: uma na terça-feira (29), quando a manutenção ocorreu no mesmo dia, e outra na quinta, dia em que ocorreram dois vazamentos do compressor. O primeiro foi arrumado durante a tarde e o segundo à noite. O presidente da Associação dos Servidores do HPS, Paulo Ricardo Silva Oliveira, afirmou que os aparelhos não estão funcionando como deveriam:
— Os aparelhos de ar-condicionado são antigos, não foi feita a substituição, só o reparo. Agora (manhã de sexta), por exemplo, a temperatura no setor está nos 24ºC, o que não é uma temperatura adequada. O ideal seria uma temperatura de, no máximo, 22ºC – afirmou.
O setor tem 10 pacientes internados. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, já foi solicitada a compra de dois novos equipamentos do modelo split com potência de 60 mil BTUs para que seja trocado na Unidade de Queimados. Além disso, uma licitação deve ser lançada para a substituição da antiga central de ar-condicionado.