Para alertar sobre as principais causas de acidentes de trânsito em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai montar um circuito de 300 metros em que motoristas reproduzirão situações de risco do cotidiano. A atividade aberta ao público ocorrerá no sábado (24), das 14h às 18h, no estacionamento do órgão (Rua Carlos Medina, esquina com a Padre Cacique). O evento será realizado mesmo com chuva.
As atividades foram selecionadas a partir de dados da Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC. O levantamento aponta as principais causas dos acidentes na Capital: uso do celular ao volante, desrespeito à distância de 1,5 metro dos veículos em relação aos ciclistas, riscos nas travessias fora das faixas de segurança, mistura de álcool e direção, não uso de equipamentos de segurança na mobilidade, não utilização do capacete para os motociclistas, falta de manutenção nos veículos, entre outras razões. A ação marca o Dia Mundial de Vítimas no Trânsito.
Entenda como vão funcionar as atividades
Circuito automotivo: um motorista é convidado a dirigir pela pista, montada por engenheiros de tráfego, acompanhado de um instrutor e com um celular na mão. Durante o percurso, equipes da organização enviam mensagens pelo WhatsApp para que o condutor responda. Enquanto isso, ele precisa estar atento às alterações no trânsito, como pedestres que atravessam a via e semáforos que fecham, por exemplo.
Inversão de papeis: ciclistas serão convidados a ocupar o lugar do motorista para perceberem os pontos cegos (onde a visão de quem está dirigindo não alcança). Motoristas irão pedalar em bicicletas que serão ultrapassadas por veículos que não respeitam a distância mínima de segurança de 1,5 metro.
Lounge Vida: será um espaço de convivência criado para debate e reflexão sobre os riscos e consequências dos acidentes de trânsito.
Circuito infantil de bike: crianças serão orientadas a realizar um circuito no papel de pedestres e ciclistas, com apoio dos agentes de educação para o trânsito da EPTC.
Meu filho seguro: será feita demonstração de uma vistoria em um veículo escolar, que mostra os itens necessários e de que forma contribuem para a segurança dos alunos transportados.
Vistoria para particulares: condutores recebem orientações sobre a importância da manutenção nos veículos para evitar acidentes.
Medição de ruído e película: serão repassadas orientações aos condutores sobre questões legais que envolvem o uso de películas nos vidros dos carros e também sobre a altura máxima permitida no ruído dos motores.
Etilômetro: informações sobre o funcionamento do equipamento nas blitze da cidade com objetivo de impedir acidentes em razão da mistura álcool e direção.
Vistoria em capacetes: orientações sobre a qualidade dos capacetes para uma maior segurança dos condutores de motos na circulação da cidade.