A queima de lixo por parte de moradores de Eldorado do Sul é apontada pelos Bombeiros como a causa do incêndio que destruiu a vegetação por dois dias. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o fogo iniciou às 16h de quarta-feira (21) na Rua Z, na Vila da Paz, e só foi totalmente controlado na tarde de quinta (22).
Conforme os Bombeiros Voluntários do município, as chamas destruíram aproximadamente oito hectares de mata, o equivalente a dez campos de futebol. Para controlar o fogo, foram utilizados, além dos caminhões dos bombeiros de Eldorado do Sul e Guaíba, dois helicópteros da Brigada Militar. Mais de 120 mil litros de água foram utilizados.
O diretor dos Bombeiros Voluntários de Eldorado, Marco Aurélio de Araújo Pereira, relata que o trabalho foi exaustivo e perigoso. Havia o risco de os trabalhadores se depararem com cobras ou jacarés. Ele diz que é comum que os moradores queimem lixo na região.
— Muitos moradores acumulam lixo e, depois de um tempo, queimam. O tempo seco e a quantidade de material acabou ocasionando o incêndio — disse o diretor.
Ainda segundo a Sema, o fogo atingiu dois quilômetros de vegetação da Unidade de Conservação Ambiental do Parque Estadual Delta do Jacuí. O gestor do Parque, Julio Cesar Nunes Rolando, afirma que houve queima de vegetação nativa e possivelmente a morte de pequenos animais.
A fumaça causada pelo fogo chegou a afetar o trânsito na região da BR-290. O morador causador do incêndio ainda não foi identificado.