– Esta fila aqui é só de eletrônicos! A outra é lá do outro lado!
Por volta de 7h30min desta sexta-feira (23), uma funcionária tentava organizar a fila na Loja Americanas, na Rua dos Andradas, que somava mais de 80 pessoas. A movimentação intensa desde a madrugada tem um motivo: consumidores procuram produtos com descontos na Black Friday.
A Americanas é uma das poucas lojas que foi aberta antes das 8h da manhã e atrai consumidores que passam no local antes do trabalho. As pessoas, apressadas, procuram e retiram produtos das prateleiras, tentando aproveitar a melhor promoção. A loja abriu antes da meia-noite:
– Abrimos umas 11h e pouca da noite (de quinta-feira) e ficamos com a loja lotada até umas 3h, 4h. Depois, acalmou e, agora de manhã, começou (o movimento) de novo – contou uma das funcionárias.
Na metade da fila, uma consumidora arrastava três cestas cheias de produtos, entre itens de perfumaria e comida. A moradora de Alvorada acordou bem antes do costume para pegar a promoção:
– Vim neste horário para pegar movimento menor, e porque à tarde trabalho. Acordei 6h15min e peguei o ônibus às 6h45min em Alvorada. Vim com foco em xampu, sabão em pó e desodorante, mas acabei pegando uns chocolates e bolachas. Pena que não posso levar mais porque não consigo carregar – disse Eliane da Silva.
Outras lojas do Centro de Porto Alegre mostram placas anunciando o desconto, mas ainda estavam fechadas no início da manhã. No Praia de Belas Shopping, a movimentação era tranquila na faixa das 7h, mas, durante a madrugada, funcionários estimam que cerca de mil pessoas tenham passado pela Americanas.
– Teve muita gente! A fila fazia volta na quadra, e o movimento não parou até a metade da madrugada – contou o segurança Jocimar Matta.