Com série de atividades gratuitas, o Festival de Artes Boas Ideias deverá ocupar o espaço da Praça Júlio Mesquita, em frente ao Gasômetro, neste domingo (25), em Porto Alegre. A ideia é fazer diversos públicos e idades refletirem, ao ar livre, sobre artes e sustentabilidade.
Todas as atividades são inclusivas e terão tradução simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Não é preciso fazer inscrição prévia.
A programação começa, às 11h, com o projeto Kombina, um veículo com brinquedos, livros, objetos circenses e instrumentos musicais que estarão à disposição dos participantes. Também será oferecida, das 11h às 13h, uma oficina gastronômica com os chefs Carlos Kristensen, do restaurante Hashi e UM Bar e Cozinha, e Jussara Dutra, que irão ensinar o passo a passo de releituras da culinária gaúcha.
Às 13h30min, dois jovens grafiteiros da Capital, Kelvin Koubic e Paula Plim, irão produzir painéis ao vivo. Eles terão ajuda do público e do DJ Edu Santos. Mais tarde, às 16h, o grupo De Pernas para o Ar apresenta o espetáculo de teatro Automákina — Universo Deslizante, que aborda a arte da sobrevivência.
Está previsto ainda um bate-papo com a especialista na Agenda 2030 da ONU Júlia Caon Froeder, que vai falar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade convida o público a conhecer e praticar as ações.
— Os objetivos afirmam que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras — argumenta Júlia.
Para fechar o evento, o pôr-do-sol na orla vai contar com shows de Serginho Moah e trio e Império da Lã.
O projeto é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Sulgás e realização da Companhia de Produção. O festival foi criado em 2017 e valoriza artistas e iniciativas que buscam um mundo mais sustentável por meio de ações relacionadas à arte e cultura.
Confira a programação completa:
Festival de Artes Boas Ideias
Quando: domingo (25), das 11h às 19h30min
Onde: praça Júlio Mesquita, em frente ao Gasômetro
Todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia
- 11h - Abertura do evento
- 11h- Ações do centro cultural móvel Kombina (público infantil)
- 11h às 13h - Oficina gastronômica com Carlos Kristensen e Jussara Dutra
- 13h30 - oficina de graffitagem com Kelvin Koubic e Paula Plim
- 13h30 - DJ Edu Santos
- 16h - Teatro Automákina do grupo De Pernas pro Ar
- 17h30 - Show Serginho Moah e trio
- 18h30 - Show Império da Lã
- 19h30 - Encerramento