Em entrevista na manhã desta segunda-feira (16) ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo Schneider, apresentou a projeção meteorológica para as festas de fim de ano no Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista, o Estado terá tempo variado, alternando entre períodos de instabilidade e estabilidade.
— Teremos um pouco de tudo, agradando a todos. Para o Natal, embora ainda seja cedo para previsões mais detalhadas, há chances de instabilidade passageira, especialmente no centro-norte do Estado. Tanto no Natal quanto no Ano-Novo, é possível que ocorram períodos de instabilidade. A boa notícia é que, a partir de agora, as janelas de tempo seco e estável serão mais prolongadas — explicou.
O que é esperado no Natal
Calor, nebulosidade e pancadas de chuva farão parte da rotina de quem ficar em Porto Alegre ou buscar praias dos litorais gaúcho e catarinense no Natal.
Segundo a Climatempo, a Capital deverá ter chuva nos dias 24 e 25. O esperado é que chova 17,7 milímetros na véspera e 29,1 milímetros no Natal. A somatória da precipitação (46,8 milímetros) representa 41,7% da média climatológica para dezembro (112,1 milímetros) no município, segundo o Inmet. A temperatura deverá variar entre 21°C e 28°C nesses dias.
Florianópolis deve registrar pouca chuva no dia 24 (0,2 milímetro) e um volume mais expressivo no dia de Natal (16 milímetros), valores que representam 9,1% da média histórica de chuva na capital catarinense (177,2 milímetros). É projetado que a temperatura fique entre 22ºC e 26ºC no período.
— Nos dias 24 e 25 de dezembro vai fazer calor na Região Sul. A tendência é de períodos com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, em todo o sul do Brasil — resume Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
Veja a previsão para o litoral do RS no Natal, segundo a Climatempo:
- Capão da Canoa: no dia 24, a expectativa é de sol com algumas nuvens e chuva rápida ao longo do dia (39,4 milímetros). A mínima esperada é de 20ºC, com máxima de 23ºC. No dia 25 haverá sol com algumas nuvens, chove rápido durante o dia e à noite (8,9 milímetros no dia). A temperatura deve variar entre 18ºC e 24ºC.
- Torres: a véspera natalina terá sol com algumas nuvens, com chuva durante o dia e à noite (18,3 milímetros no dia). Os termômetros variam entre 21ºC e 24ºC. Já no Natal o tempo terá sol com algumas nuvens, chove rápido durante o dia e à noite (20 milímetros no dia). A temperatura deve variar entre 19ºC e 25ºC.
- Balneário Pinhal: a véspera será um dia ensolarado e com nuvens, mas chove durante o dia e à noite (15,8 milímetros). A temperatura oscila entre entre 21ºC e 24ºC. O Natal terá sol com algumas nuvens, sem chuva. A temperatura deve variar entre 19ºC e 25ºC.
- Mostardas: deve chover forte na manhã do dia 24 (22,1 milímetros no dia), com aberturas de sol à tarde. A mínima aguardada é de 20ºC, com máxima de 23ºC. O dia 25 terá sol com algumas nuvens e chuva passageira (1,3 milímetro no dia). À noite, muitas nuvens, mas com tempo firme. Temperatura mínima de 19ºC e máxima de 23ºC.
- Praia do Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar): a véspera de Natal será ensolarada, mas com nuvens e períodos nublados durante todo o dia, especialmente à noite. Não é esperada chuva. A mínima deverá ser de 19ºC, com máxima de 24ºC. O dia 25 terá sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. É esperada chuva fraca, com 3,1 milímetros. Termômetros variam entre 18ºC e 22ºC.
- Praia do Cassino (Rio Grande): é projetado que a véspera natalina tenha sol com nuvens e chuva durante todo o dia (14,8 milímetros no total), com mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. O Natal será de tempo com sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Não deve chover no dia em que a temperatura mínima projetada é 17ºC, com máxima de 24ºC.
Veja a previsão para o litoral de SC no Natal, segundo a Climatempo:
- Garopaba: véspera de Natal com pouca chuva (0,4 milímetro), ensolarado e com nuvens. Temperatura entre 22ºC e 26ºC. No dia seguinte, é esperado sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite (precipitação esperada: 3 milímetros). A temperatura varia entre 20ºC e 24ºC.
- Balneário Camboriú: dia 24 com chuva fraca (1,4 milímetro no dia), com sol entre nuvens. Termômetros ficam entre 22ºC e 26ºC. O Natal terá sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite, com volume projetado de 26,2 milímetros. A temperatura varia entre 21ºC e 25ºC.
- Imbituba: a chuva será fraca durante o dia, com volume total de 1,6 milímetro. É esperado sol e nuvens durante o dia, com variação da temperatura entre entre 22ºC e 27ºC. O dia de Natal será de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite (17,7 milímetros no dia). A temperatura mínima prevista é de 20ºC; a máxima fica na casa dos 24ºC.
- Laguna: sol com muitas nuvens no dia 24, além de pancadas de chuva durante o dia (2,9 milímetros no total). Temperatura varia entre 22ºC e 27ºC. O Natal deve ter chuva (15,3 milímetros são esperados no dia), mas com aberturas de sol durante o período. A temperatura oscila entre 20ºC e 25ºC.
Estragos da tempestade
Schneider comentou ainda a passagem do ciclone Biguá durante o último fim de semana. Rajadas de vento que atingiram o Rio Grande do Sul no domingo (15) causaram danos e provocaram falta de luz em municípios gaúchos. Segundo a CEEE Equatorial, os pontos sem energia elétrica chegaram a 230 mil. Ao menos cinco municípios do estado reportaram prejuízos em razão do vendaval.
— A baixa pressão, que chamamos de ciclone, neste caso não foi um ciclone extratropical. O extratropical é aquele mais comum, que ocorre frequentemente no inverno, no outono ou ao longo do ano. Ele se forma quando há o encontro de massas de ar: o ar quente vindo do norte e o ar frio vindo do sul. Essa baixa pressão gera ventos fortes, e é comum sentir aquele frio característico junto ao vento minuano — detalhou o meteorologista.
O coordenador do Inmet informou que essa baixa pressão atmosférica causou ventos fortes na região, que ultrapassaram os 80 e até 90 km/h em algumas localidades.
— Por exemplo, estações meteorológicas próximas a Jaguarão e Canguçu registraram ventos nessa faixa. Durante o dia, o sistema avançou de sul para norte, causando transtornos em diversas áreas, como Porto Alegre, Butiá, Santa Cruz do Sul e Canguçu. Embora não esteja diretamente relacionado ao aquecimento global, é importante destacar que, com os oceanos mais quentes, as tempestades tendem a ganhar mais força e energia — completou.
Os fortes ventos chegaram a arrancar parte da estrutura do telhado de uma quadra esportiva, em Butiá, na Região Carbonífera. A estrutura caiu e deixou feridos.