Sem divulgar mais detalhes, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, anunciou que a quarta unidade de saúde básica com funcionamento até as 22h será aberta até dezembro na Capital. O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade na manhã desta terça-feira (2).
Harzheim afirmou ainda que mais quatro instituições, também com o horário de funcionamento estendido, devem começar a operar até o primeiro semestre de 2019.
— Porto Alegre investe na saúde como não tem investido nos últimos anos — disse o secretário. — Serão para reduzir a pressão em pronto atendimentos e qualificar a atenção primária. A cidade está de parabéns nesse sentido.
O número completa o cronograma prometido durante a campanha do prefeito Nelson Marchezan, que previa oito unidades com atendimento até as 22h na Capital. As três unidades que estão em funcionamento hoje são a São Carlos, no bairro Partenon, o posto Modelo, na região central, e a unidade Tristeza, na Zona Sul.
O secretário anunciou ainda que, nesta semana, cerca de 60 leitos clínicos serão abertos no Hospital Santa Ana, na zona sul de Porto Alegre. Outros 10 leitos de UTI devem passar a funcionar até o fim do mês. A expectativa da prefeitura é de que o atendimento integral, que prevê 205 leitos, ocorra até novembro — os primeiros 28 leitos, destinados ao cuidado com a saúde mental, foram inaugurados em agosto.
— É um gargalo importante da cidade que começa a ser resolvido — afirma Harzheim.
O titular da saúde da Capital falou também sobre o Hospital da Restinga, que passou a funcionar com toda sua capacidade na tarde de segunda-feira (1º). A instituição, inaugurada há quatro anos, opera agora com 111 leitos para receber pacientes do SUS — são 101 de internação e 10 na UTI.
— Não tenho nenhuma dúvida, e são os intensivistas que dizem isso: é a melhor UTI que temos em Porto Alegre hoje — defende Erno. — É a mais moderna, mais bem desenhada, provê segurança, conforto e alta qualidade em equipamentos.