Os primeiros 28 leitos do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre, serão entregues nesta quarta-feira (1º), em uma cerimônia marcada para as 10h. A estrutura desta primeira fase da unidade será destinada a adolescentes e homens de 12 a 18 anos com dependência química.
O funcionamento total do espaço está previsto para 1º de novembro — até o fim de outubro, os 204 leitos devem ser entregues em três etapas. A instituição é fruto de parceria entre prefeitura e Associação Educadora São Carlos (Aesc).
Segundo a prefeitura da Capital, a diretriz mais importante do hospital será a assistência a pacientes que necessitam de cuidados prolongados.
O hospital irá atender exclusivamente pelo SUS e será regulado pela Secretaria de Saúde da Capital (SMS). Sem serviço de emergência, a instituição servirá de "retaguarda" para demais hospitais que prestam atendimento gratuito na cidade. A expectativa da pasta é de que a unidade ofereça cerca de 600 novas vagas ao mês a hospitais com atendimento de alta complexidade, com a transferência de pacientes internados há mais de 30 dias para o Santa Ana.
Os dois prédios estão localizados na área ao lado do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis. O anexo, que será entregue nesta quarta, e o principal, cujas obras estão em andamento, devem ser finalizados até o fim de outubro.