Em 18 de agosto, Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e contra a poliomielite, os ônibus de Porto Alegre circularão com passe-livre. O objetivo é facilitar o acesso da população aos postos de saúde que estarão abertos para a imunização.
A campanha começa em 6 de agosto e se estende até o dia 31 – a vacina, no entanto, está disponível durante todo o ano. Em Porto Alegre, a meta é vacinar 95% do público alvo, que são 65,1 mil crianças de um a menos de cinco anos. No Estado, são 520 mil crianças na faixa etária estabelecida.
Durante a campanha, 128 salas de vacina de unidades de saúde da Capital estarão disponíveis para vacinação. O número de unidades abertas no Dia D ainda não foi definido. Até junho, a cobertura vacinal da tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, ficou em 80%. No caso da poliomielite, os dados até junho apontam taxa de cobertura vacinal de 72,6%.
A orientação em todo o país é de que pelo menos 95% da cobertura vacinal seja mantida – caso esse percentual seja muito mais baixo, há risco de retorno de doenças que já haviam deixado de ser registradas. No caso do sarampo, o Estado, que é considerado livre da doença desde 2016, voltou a registrar casos neste ano, e a Secretaria Estadual da Saúde já considera o reaparecimento da doença um surto. São 13 casos em 2018 – oito deles em Porto Alegre.
No Brasil, há surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, com mais de 600 casos confirmados. Os sintomas do sarampo são febre extrema, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico.