Após anunciar a liberação do acesso à Avenida Castello Branco pelos fundos da Estação Rodoviária de Porto Alegre a partir desta sexta-feira (20), sempre neste dia da semana e nas vésperas de feriado, das 16h às 22h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá avaliar a abertura do trecho em definitivo. Ouvido pelo Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha, o diretor de operações do departamento, Carlos Pires, explicou que a iniciativa é uma solução temporária.
— Como o trânsito sempre é muito dinâmico, seguimos fazendo avaliações diariamente para ver como vai se movimentar isso (...) Essa avaliação é diária e dentro dessas avaliações, a gente pode fazer uma outra movimentação ou mesmo manter da forma que está hoje — disse o diretor, lembrando que na próxima terça-feira (24), o túnel do trensurb será reaberto, o que pode impactar o número de pedestres circulando pela região.
Questionado sobre o que impede a liberação total do acesso à avenida para quem vem da Rua da Conceição, no centro da Capital, Pires argumentou que há preocupação em relação à segurança de pessoas com dificuldade de locomoção e com deficiência desde que a passarela de pedestres precisou ser demolida para a criação do corredor humanitário, durante a enchente de maio. A via fechada é utilizada para que essas pessoas possam atravessar com tranquilidade para chegar na rodoviária.
— Sempre pensando na segurança do pedestre, os nossos agentes vão estar aqui no local para fazer esta travessia segura — explicou Pires sobre a operação desta sexta-feira.
O diretor ressaltou que a prioridade da mobilidade urbana para a EPTC é a segurança do pedestre, mas a empresa pode rever as suas decisões para que o trânsito melhore para todos.