Com serviços parados desde outubro de 2016, as obras de duplicação da Avenida Tronco, em Porto Alegre, serão retomadas a partir desta quinta-feira (21). A construção da via que deve desafogar o trânsito em direção à Zona Sul estava prevista para a Copa de 2014.
A retomada dos serviços foi possível depois que a Caixa Econômica Federal autorizou a prefeitura a remanejar cerca de R$ 15 milhões de recursos do Programa de Financiamento das Contrapartidas do PAC (BNDES/CPAC) para o pagamento de bônus-moradia e aluguel social para famílias do entorno do local. Antes, o pagamento sairia do caixa do município.
Cerca de 195 famílias aguardam algum dos dois benefícios, e 150 delas ainda não foram removidas do local. No total, 1.525 famílias foram desapropriadas.
O projeto inicial também foi adaptado para reduzir custos: as oito paradas do sistema BRT, mais sofisticadas, saem de cena para dar espaço a paradas comuns, como as já conhecidas em Porto Alegre.
O percentual de execução das obras é de 31% nos trechos 1 e 2 e de 33% nos trechos 3 e 4. O consórcio responsável pelos trabalhos é formado pela Construtora Pelotense, Toniolo Busnello e Brasília Guaíba. O prazo previsto para conclusão é de 24 meses.