Correção: a arara vista no shopping é a arara-canindé, mais conhecida como arara-de-barriga-amarela, e não arara azul. A informação incorreta permaneceu publicada entre 19h e 21h40min.
Uma visitante inesperada coloriu o "céu" do ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana, no fim da tarde desta quarta-feira (28). Uma arara foi vista grasnando na claraboia do shopping, próximo à loja Ponto Frio. O animal foi resgatado pouco antes das 21h.
Conforme seguranças do shopping, a arara é o animalzinho de estimação de um homem, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que já havia passeado com ela pelo local na última terça-feira (27). Hoje, no entanto, o bicho saiu voando e pousou no ponto mais alto do shopping.
Conforme o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Fernando dos Santos Weber, trata-se de uma arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela.
— É uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação — explica Weber.
O dono, que não quis ser identificado, relatou que estava passeando com a arara no ombro, quando um senhor o parou e pediu para tirar uma foto com o animal — que não quis pousar no estranho. O homem se assustou e a ave acabou voando para o alto do shopping. A veterinária do animal foi acionada auxiliou o dono e os bombeiros do shopping no resgate.