Moradores do bairro Partenon, em Porto Alegre, convivem com um dilema em dias de chuva forte: os bueiros transbordam esgoto e alagam a via, segundo um usuário do aplicativo Pelas Ruas. Marco Peruzzo relata que o problema ocorre na esquina das ruas Doutor Pereira da Cunha e Padre Todesco desde janeiro do ano passado:
— Desde que a prefeitura mexeu em um trecho da Avenida Bento Gonçalves, em janeiro do ano passado, esse problema começou a acontecer. São dois bueiros: um que fica bem na esquina e outro que fica na Pereira da Cunha.
Peruzzo conta que, a cada chuva forte, a água que transborda entra nos pátios das residências. Além disso, depois que o líquido escoa, o passeio fica sujo, repleto de barro e lama.
— Precisamos sempre lavar toda a calçada depois que chove. Eu recolho, em média, 20 sacos de entulhos — explica Peruzzo.
O morador afirma que já tem oito protocolos abertos na prefeitura e mesmo que as equipes do município já tenham realizado consertos no local, o problema sempre volta.
— É sempre o mesmo pedido, eles (equipes da prefeitura) apenas tapam o buraco, a limpeza é por nossa conta. Terminamos de limpar, a chuva estoura tudo de novo.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio da Seção Leste de Conservação de Águas Pluviais, informou que verificou o local e constatou que há obstrução de poço de visita e bocas de lobo. De acordo com a pasta, o problema é causado por descarte irregular de lixo na boca do cano existente no paliteiro do arroio Mem de Sá. Este lixo desce até as ruas Dr. Pereira da Cunha e Padre Todesco, causando obstruções. A secretaria informou que o serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e poços de visita será iniciado nesta quarta-feria (28). A prefeitura pediu também a cooperação dos moradores, para que não descartem lixo de forma irregular. Em caso de verificação desta infração, a denúncia pode ser feita por meio do Fala Porto Alegre 156.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.