Um vazamento na calçada da Travessa Marechal Bormann, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre, está prejudicando moradores e outras pessoas que transitam pelo local.
— Em dias de calor, o cheiro entra para dentro dos apartamentos. É insuportável — afirma a zeladora Rosaura Barbosa, que trabalha em um prédio próximo ao problema.
João Pedro Nunes, proprietário de uma pet shop que fica na mesma rua, explica que a situação virou um grande incômodo para os comerciantes da região:
— Os clientes precisam sair com o cão no colo para eles não se sujarem. Já aconteceu de um cachorro sair do colo e ter de tomar banho de novo. É horrível esse cheiro, ainda mais para quem tem comércio.
De acordo com Nunes, a prefeitura conserta o problema, mas o vazamento sempre retorna.
— A prefeitura vem, conserta e, na primeira chuvarada, o vazamento volta. Aí eles demoram mais uns três meses para aparecer e acontece tudo de novo. Nunca dão solução definitiva — afirma.
De acordo com relatos de moradores, quando chove, a situação é ainda mais complicada. A água jorra da calçada fazendo com que o odor piore.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Sul de Conservação de Águas Pluviais, uma vistoria feita no local constatou a obstrução da rede. O serviço de limpeza deve ser iniciado até a terça-feira (27).
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.