Um vazamento na calçada da Rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Jardim Sabará, em Porto Alegre, está prejudicando moradores há, pelo menos, oito meses, de acordo com a usuária do aplicativo Pelas Ruas Jenifer Lopes. Em dezembro, GaúchaZH relatou o problema. Na época, a prefeitura informou que vistoriou o local e constatou obstrução de rede. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos acrescentou que resolveria o vazamento na outra semana — mas, segundo vizinhos, isso não aconteceu.
— Ainda estou sem poder sair — afirma Jenifer, que teve bebê há um mês. — Estou com um recém-nascido em casa e não posso sair, devido ao descaso da prefeitura.
Segundo a moradora, além do cheiro desagradável, o vazamento está formando buracos na calçada, o que prejudica quem transita pelo local. Jenifer afirma que já estragou o carro duas vezes, quando saiu da garagem de sua casa.
— Na primeira vez, eu estraguei o carro devido ao basalto solto na calçada. Gastei quase R$ 1 mil para consertar. Mês passado, quando saí, bati o carburador que quebrou de novo. Quem vai arcar com esse novo prejuízo? Estou com o carro estragado ainda. Tenho protocolo de reclamação de junho do ano passado. É um absurdo — explica.
Outros usuários do aplicativo Pelas Ruas comentaram que o problema é uma "questão de saúde pública" e que a situação "está cada vez pior".
Veja o que diz a prefeitura sobre a questão:
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Leste de Conservação de Águas Pluviais, já havia vistoriado o local e constatado necessidade de reconstrução de rede bem como limpeza e desobstrução. O serviço está na programação para iniciar-se até o final de fevereiro.
O trabalho não iniciou em dezembro pois a empresa terceirizada responsável pela manutenção de águas pluviais rompeu contrato com a prefeitura em 9 de novembro de 2017 e com equipe própria da DMAP só era possível a realização de desobstruções (neste caso será necessário também a reconstrução da rede rompida). Uma nova empresa terceirizada reiniciou os trabalhos de conservação do sistema de drenagem em 8 de janeiro de 2018."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.