Jenifer Lopes, 34 anos, grávida de nove meses, enfrenta um desafio para entrar e sair de casa. Um vazamento na calçada da Rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Jardim Sabará, na zona norte de Porto Alegre, faz com que a moradora tenha que desviar das poças todos os dias.
— É horrível, com esse barrigão, eu preciso ficar pulando as poças de esgoto. Esses dias até caí, um nojo. É anti-higiênico e pode causar danos para a minha saúde e a do meu bebê — afirma.
Segundo Jenifer, o problema ocorre há pelo menos cinco meses. Devido ao vazamento, buracos estão surgindo na calçada e prejudicando ainda mais os moradores.
— Eu já estraguei o meu carro saindo da garagem devido ao basalto solto na calçada. Gastei quase mil reais para consertar. Agora, não posso mais sair de carro sozinha. Só consigo se tiver alguém me guiando para eu não correr o risco de estragar o carro de novo — relata Jenifer.
De acordo com a moradora, várias reclamações foram feitas na prefeitura. Ela afirma que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) chegou a ir ao local para arrumar a calçada, mas os técnicos disseram que o conserto só poderia ser feito depois que o esgoto fosse arrumado:
— Já ligamos para a prefeitura por causa do esgoto também, mas eles não vêm. Enquanto isso, ficamos aqui, convivendo com esses problemas.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio da Seção Leste de Conservação de Águas Pluviais, afirmou que vistoriou o local e constatou obstrução de rede. A pasta acrescentou que o serviço de limpeza e desobstrução da tubulação será feito com auxílio de hidrojato e deverá ser executado durante a próxima semana.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.