Uma tubulação rompida está causando transtornos aos moradores da Rua Doutor Ney Cabral, no bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre. A usuária do aplicativo Pelas Ruas Isabel Ferrarez Lampert afirma que não consegue abrir a janela de casa em dias quentes devido ao cheiro desagradável de esgoto que já dura mais de um mês.
— Depois da chuvarada, rompeu uma tubulação de esgoto em frente à garagem da minha vizinha. Abrimos um protocolo na prefeitura e o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) veio, colocou um cavalete em cima do buraco e disseram que não era com eles. Abrimos um novo protocolo na prefeitura, para solicitar uma visita do DEP (antigo Departamento de Esgotos Pluviais, hoje Divisão de Manutenção de Águas Pluviais), e até agora não apareceram para verificar ou solucionar o problema.
Isabel relata que seus vizinhos tiveram que colocar tábuas de madeira para conseguirem entrar de carro na residência.
— Eles precisam fazer uma manobra para conseguir colocar o carro dentro de casa. Às vezes, deixam o veículo na rua de tanto transtorno que o problema causa — explica.
A falta de segurança também preocupa os moradores. De acordo com Isabel, a prefeitura havia informado que o problema seria resolvido até o dia 17 deste mês.
— É um absurdo um problema de esgoto não ser tratado. Eu sei que existem outras demandas, mas poderiam pelo menos fazer uma vistoria, vir verificar o problema. É uma questão de segurança, tanto para os moradores quanto para os pedestres. Vai que alguém pisa em falso naquelas tábuas de madeira e cai no esgoto — afirma.
O que diz a prefeitura
Técnicos da Seção Sul de Conservação de Águas Pluviais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) constataram obstrução de rede. Segundo a secretaria, o serviço de desobstrução através de hidrojateamento será feito com equipe própria e deverá iniciar-se nos próximos dias. Caso seja necessário reconstrução da tubulação, o serviço deverá aguardar o início do novo contrato emergencial de manutenção de redes que está em andamento e deverá iniciar-se na segunda quinzena de dezembro.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.