Após passarem um mês convivendo com um vazamento na Avenida Maranhão, no bairro São Geraldo, zona norte de Porto Alegre, moradores acharam que a situação teria fim quando a prefeitura chegou ao local para realizar o conserto no último dia 6. Mas, um dia depois, o problema voltou ainda pior, segundo uma moradora:
— Fizeram um trabalho paliativo. Antes, era um ponto que tinha vazamento. Depois que a prefeitura veio, três pontos começaram a vazar — afirma a usuária do aplicativo Pelas Ruas Cátia Wittler.
Cátia explica que o problema atrapalha a mobilidade dos moradores, além de ser desagradável conviver com o mau cheiro.
— Do lado do nosso prédio tem um hotel. Imagina os hóspedes chegando e pisando no esgoto. É muito nojento. Isso virou meio que um problema crônico. As pessoas não podem nem passear com o cachorro aqui na calçada do bairro — relata.
Em dias de chuva, o problema é ainda pior, de acordo com os moradores. Eles contam que a situação se torna caótica.
— Quando chove, a gente não sabe se está pisando no esgoto ou na água da chuva. Quando está seco, a gente ainda consegue ver o vazamento e tenta desviar. É horrível — explica Cátia.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) afirmou que no dia 6 o órgão hidrojateou 70 metros de rede de esgoto e fez a limpeza de dois poços de visita na Avenida Maranhão. Mas que, no domingo (19) à noite, foi protocolado um novo pedido porque o esgoto voltou a extravasar. Segundo o Dmae, o novo conserto está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (22).
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.