Moradores do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, classificam a Estrada Afonso Lourenço Mariante como "intransitável". O motivo é a grande quantidade de buracos na via. A usuária do aplicativo Pelas Ruas Kátia Radieske relatou que os motoristas têm de passar pela calçada por causa das más condições da pavimentação.
— A rua está tomada por buracos enormes. Além disso, as bocas de lobo estão entupidas, o que faz acumular esgoto — afirma Kátia.
Conforme moradores da região, quando chove, a rua alaga. Além disso, segundo eles, o "cheiro é insuportável".
— Não está dando para aguentar mais. Está horrível. O cheiro, às vezes, é muito forte —relata Kátia.
Segundo a usuária do aplicativo, essa situação já ocorreu outras vezes na via, mas a prefeitura costumava consertar. Desta vez, segundo ela, as equipes estão demorando para resolver o problema.
— Já está deste jeito há pelo menos um mês e meio. Ligamos para a prefeitura, mas eles não vieram. Acho que eles não arrumam direito. Se arrumassem, esses buracos não voltariam — afirma.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que houve rompimento unilateral do contrato com a empresa terceirizada que prestava contrato de manutenção de águas pluviais no dia 9 – a terceirizada alega desconformidade em questões contratuais. A pasta acrescentou que um novo contrato emergencial está em andamento e deverá entrar em vigor na segunda quinzena do mês de dezembro. Portanto, as demandas estão sendo encaminhadas aos setores responsáveis para que sejam realizadas vistorias e, posteriormente, a Surb informará sobre a inclusão dos serviços na programação.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.