Um dos buracos da Avenida Maceió, no bairro Medianeira — que já haviam sido relatados para a prefeitura de Porto Alegre, por meio do 156 — causou um grande prejuízo ao vendedor de produtos de limpeza Bartolomeu Ouriq da Rocha, segundo ele. O motorista conta que estava passando pela via na manhã de quinta-feira (25) quando a roda de sua caminhonete ficou presa.
— Estou desde a manhã aqui empenhado. Tinha um buraco grande na esquina que eu desviei, mas esse aqui eu não vi, aí acabei quebrando o chassi da minha caminhonete — afirmou o vendedor, esperando o guincho, às 16h30min.
Morador do bairro Restinga, Rocha afirma que costuma vender seus produtos diariamente pela Capital. Além de ter perdido o dia de trabalho, ele relata que terá outros prejuízos.
— Vou gastar um dinheirão para arrumar (o veículo). Tive que chamar um amigo que veio com a caminhonete dele para pegar os produtos. Como vou trabalhar agora?
A usuária do aplicativo Pelas Ruas Kelly Riboli afirma que fez uma reclamação em setembro para a prefeitura da Capital sobre um buraco grande que surgiu na via. Como nenhuma equipe apareceu, os vizinhos acharam cavaletes em outra rua e colocaram no local.
— Parece um problema de infiltração, o asfalto está cedendo. Daquele buraco grande, estão surgindo outros buracos menores na via (foi em um deles que Rocha estragou seu veículo) — relata Kelly.
Em contato com GaúchaZH, a Secretaria de Serviços Urbanos prevê conserto para a segunda quinzena de fevereiro e promete sinalizar o local. Confira:
O que diz a prefeitura
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Sul de Conservação de Águas Pluviais, vistoriou o local e constatou necessidade de reconstrução de rede com auxílio de retroescavadeira. O serviço está no cronograma de urgências para ser executado a partir da segunda quinzena de fevereiro, visto que anteriormente serão atendidas outras demandas urgentes que representem risco. O local será devidamente sinalizado."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.