Em dias de chuva intensa, os moradores da Rua Jaraguá, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, já sabem que enfrentarão alagamentos e transtornos para saírem de casa. De acordo com a usuária do aplicativo Pelas Ruas Daniella Guedes, há bocas de lobo entupidas na região, o que provoca o acúmulo de água quando ocorrem precipitações.
— Fiz a primeira reclamação (para o Executivo) em outubro e outros vizinhos também fizeram. Abrimos, ao todo, cinco protocolos. A prefeitura veio, fez vistoria, mas não consertou o problema — afirma Daniella, que é síndica de um dos prédios da região.
De acordo com vizinhos dela, o alagamento chega a atingir os primeiros degraus da escada do prédio, que não tem elevador. Além do acúmulo de água, a situação provoca o aparecimento de ratos, baratas e a proliferação de mosquitos dentro do condomínio.
— Tem gente idosa morando no prédio e crianças. Quando alaga desse jeito, a gente não consegue sair do prédio sem molhar os pés — relata Daniella.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), uma vistoria realizada no local constatou a "necessidade de desobstrução de rede pluvial, bem como limpeza de poço de visita e boca de lobo". Segundo a pasta, o serviço deve ser inciado até a sexta-feira (26), se não chover.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.