Um buraco no asfalto e um vazamento na zona norte de Porto Alegre estão fazendo com que os moradores da região tenham que conviver com o mau cheiro, a proliferação de mosquitos e a falta de mobilidade. Os problemas ocorrem na esquina da Avenida Assis Chateaubriand com a Rua José Maurício, no bairro São Sebastião.
— As pessoas não conseguem chegar na parada de ônibus, pois, para isso, precisam passar por cima do esgoto — afirma a usuária do aplicativo Pelas Ruas Roselaine Pires.
De acordo com moradores, a chuva que ocorreu nos últimos dias piorou ainda mais a situação.
— É triste ver a população que transita todo dia por ali ter que lidar com isso. Eu dou uma volta maior para desviar. Tenho medo daquele buraco e é horrível ter de passar em cima do esgoto — explica Roselaine.
O buraco foi sinalizado com pedaços de madeira pelos moradores. Segundo a usuária do aplicativo, o asfalto começou a ceder.
— Aqui nessa rua entra caminhão, passa ônibus. Imagina o perigo — ressalta.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Norte de Conservação de Águas Pluviais, uma vistoria no local constatou rompimento de rede pluvial e boca de lobo quebrada. O serviço para reconstrução deve ser iniciado até o fim desta semana.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.