A vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira em todo o País. No Estado, a meta é vacinar 206 mil meninas entre 11 e 13 anos - o que representa 80% do público alvo da campanha (258 mil meninas). A vacina será aplicada, de forma gratuita, em todas as escolas da rede pública, municipal e estadual, e também na rede privada. A campanha será oficialmente aberta às 10h na escola Mané Garrincha, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Cada escola vai disponibilizar a vacinação em uma data específica. O calendário está sendo ajustado junto às secretarias municipais de saúde. Em Porto Alegre, 600 escolas devem receber doses da vacina, segundo a Secretaria da Saúde.
A vacinação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, os pais poderão optar por não vacinar suas filhas. Para isso, deverão preencher um termo de recursa, que estará disponíveis nos colégios e também no site da Secretaria de Saúde.
As meninas que optarem pela vacina serão imunizadas em três etapas. A primeira será agora, durante o mês de março. A segunda ocorrerá seis meses depois. A última etapa é após cinco anos. Aquelas que eventualmente não puderem ser vacinadas em suas escolas, poderão buscar a imunização em postos de saúde.