Após uma centena de pessoas ficar de fora da audiência que discutiria a licitação para o transporte público de Porto Alegre, um novo encontro está marcado para a noite desta segunda-feira (10) na capital. O local será o Ginásio Tesourinha, com capacidade para oito mil espectadores. A escolha por um espaço maior aconteceu depois de uma confusão na primeira audiência, já que a Câmara de Vereadores tem capacidade para apenas 200 pessoas. O número representa menos de 1% do total de usuários do transporte da cidade, estimado em um milhão de passageiros.
Agora, para evitar transtornos, a prefeitura cercou-se de uma série de medidas, entre elas a abertura dos portões com duas horas de antecedência. A partir das 17h será permitida a entrada no ginásio, mediante identificação e credenciamento. Além disso, as bolsas e mochilas serão revistadas. A segurança no entorno do Tesourinha será reforçada pela Brigada Militar.
Discussão adiada pela segunda vez
A audiência desta segunda-feira forçou o adiamento de uma outra discussão sobre o transporte: a audiência pública sobre o Plano Diretor Cicloviário. Marcado desde o final do ano passado para o dia 10 de março, o encontro acontece agora no dia 31 deste mês, às 19h. A mudança serve para não dividir o público de interesse e garantir que representantes da prefeitura, entre eles a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estejam presentes na reunião. A audiência sobre o Plano Cicloviário acontece na Câmara de Vereadores e já havia sido adiada anteriormente por causa do não comparecimento da prefeitura. A principal polêmica a ser discutida é a reserva de 20% do valor arrecadado em multas para a construção de ciclovias e promoção de ações educativas.