O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira - que já havia sido afastado do cargo por Ricardo Capelli, interventor federal na Segurança Pública do DF. As informações são da Folha de S.Paulo. Ele foi detido nesta tarde desta terça-feira (10), segundo informação do g1.
Vieira era o responsável pela PM no último domingo (8), quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes na capital federal.
O militar não está mais no comando da corporação. Ele foi exonerado na segunda-feira (9) pelo interventor nomeado para a Secretaria de Segurança Pública do DF após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretar intervenção federal no Estado e o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) pelo prazo de 90 dias, determinado por Moraes.
A atuação das forças de segurança do DF durante os atos antidemocráticos foi alvo de críticas. Na segunda-feira, por exemplo, o presidente Lula afirmou que a Polícia Militar foi conivente com os golpistas.
— A polícia de Brasília negligenciou. A inteligência de Brasília negligenciou. É fácil vermos nas filmagens os policiais conversando com os agressores. Havia uma conivência explícita da polícia com os manifestantes. Por isso decidimos fazer uma intervenção — afirmou Lula após encontro com governadores.