Após reunião do gabinete de crise, o governador Eduardo Leite afirmou, nesta terça-feira (10), ter a confirmação do envolvimento de pessoas do Rio Grande do Sul nos atos golpistas do último domingo (8) em Brasília. O governador afirmou que ônibus com origem no Estado foram apreendidos na capital federal, mas disse não ter os números de gaúchos envolvidos.
— Sim, foram detectados ônibus que partiram do Rio Grande do Sul. Muitos já foram apreendidos em Brasília. Isso corre na competência federal. E ainda existem possivelmente outros ônibus que venham a ser abordados voltando de Brasília para o Estado. Ainda não tenho um levantamento sobre número de pessoas, mas há, sim, envolvimento de pessoas aqui do Estado nesses atos — afirmou Leite.
Apuração de GZH revela que ao menos cinco ônibus e 200 pessoas saíram do Rio Grande do Sul em direção a Brasília para participar dos atos que depredaram as sedes dos três poderes no Distrito Federal.
De acordo com Leite, as polícias do Rio Grande do Sul vão compartilhar informações sobre os atos antidemocráticos registrados no Estado e que possam auxiliar nas investigações sobre os crimes realizados em Brasília.
— O mais importante desta reunião é estarmos alinhados para, por exemplo, os inquéritos policiais que estão correndo serem compartilhados, para que a gente possa levar as ações judiciais para responsabilização de quem cometeu atos criminosos — acrescentou Leite, ao fim do encontro do gabinete de crise.
Leite participou, na segunda-feira (9), da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os 27 governadores e representantes do Congresso e do STF.
— O que aconteceu lá foi um ato de selvageria, absolutamente insano. Não é uma agressão apenas ao patrimônio público, o que já seria lamentável, mas é uma agressão a estruturas físicas que têm uma representatividade, e com a defesa de ruptura democrática — apontou Leite.
O governo do RS vai enviar 73 integrantes de Batalhões de Choque da Brigada Militar para Brasília para colaborar na proteção dos três poderes da República. A equipe será enviada até o fim desta terça-feira.