O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, disse, nesta sexta-feira (9), que manterá Mauro Hauschild como secretário de Justiça do governo do Estado. Reportagem da RBS TV revelou um caso de suspeita de nepotismo envolvendo o titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo. A promotoria de defesa do patrimônio público do Ministério Público do Estado e o Ministério Público de Contas abriram investigação para apurar o fato.
— Essa questão do secretário Hauschild está sendo avaliada por quem tem que avaliar, que é a Comissão de Ética Pública do Governo do Estado. Qualquer avaliação que eu faça neste momento é prematura. Tem esse órgão específico que faz essa avaliação, que está sendo feita desde o primeiro momento, quando tomamos conhecimento desse fato e remetemos a essa comissão — disse Ranolfo a GZH durante evento de formatura de novos bombeiros militares, em Porto Alegre.
Perguntado se ele permaneceria no cargo, respondeu:
— Segue no cargo por enquanto, até essa avaliação desse órgão do Estado.
Mauro Hauschild é companheiro de Pâmela Peixoto, que, em janeiro deste ano, foi nomeada diretora do departamento de Políticas Sócio-Educativas da secretaria comandada pelo namorado, conforme o Diário Oficial. Pâmela usa veículo oficial do Estado e recebeu aumento na gratificação incorporada ao salário após o começo do relacionamento.
O secretário nega que tenha ocorrido qualquer irregularidade.