Na noite desta segunda-feira (1º), os deputados escolhem quem comandará a Câmara Federal nos próximos dois anos. Além de ocupar a terceira posição na linha sucessória presidencial, o comando da Casa define as pautas de votação das leis no país.
O dia começou tenso, com uma reunião de líderes que teve troca de ofensas entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o candidato Arthur Lira (PP-AL).
Alexandre Frota (PSDB-SP) renunciou à sua candidatura em favor de Baleia Rossi (MDB-SP).
Confira quem são os candidatos
- Arthur Lira (PP-AL): apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro, é o favorito na disputa. Réu na Lava-Jato, está no terceiro mandato.
- André Janones (Avante-MG): debutante na Câmara, lançou candidatura individual prometendo renovação do auxílio emergencial.
- Baleia Rossi (MDB-SP): presidente do MDB, é o candidato de Rodrigo Maia e tem o apoio da oposição. Polariza a disputa com Arthur Lira.
- Fábio Ramalho (MDB-MG): veterano de quatro mandatos, ganhou simpatia dos colegas oferecendo lautos jantares e prometendo freio na Lava-Jato
- General Peternelli (PSL-SP): está em seu primeiro mandato como deputado federal
- Luiza Erundina (PSOL-SP): decana entre as deputadas, busca representar a esquerda, mas acabou dividindo o próprio partido, que apoia Baleia Rossi
- Marcel van Hattem (Novo-RS): navegando contra a corrente do plenário, concorre para defender a prisão após condenação em segunda instância
- Kim Kataguiri (DEM-SP): ex-líder do MBL, registrou a candidatura de última hora