Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (31), a desembargadora Marilene Bonzanini assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. Ela ocupava as funções de vice-presidente e corregedora do principal órgão da justiça eleitoral gaúcha desde maio de 2018.
Na mesma cerimônia, foi empossado o desembargador André Luiz Planella Villarinho, que ocupará os cargos que eram antes de Marilene.
No seu discurso de posse, a nova presidente destacou que o fato de assumir este cargo é uma tarefa "honrada", e que indica que as mulheres "finalmente" estão chegando a postos que antes eram exclusivos dos homens.
— Sou a terceira mulher a assumir a presidência deste Tribunal, o que é motivo de orgulho e repercute positivamente na nossa Corte — afirmou, de acordo com o site do Tribunal.
O TRE-RS já foi presidido por outras duas mulheres: Elaine Macedo e Liselena Ribeiro. Natural de Estrela (RS), Marilene graduou-se com láurea acadêmica em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1984. Ela ingressou na magistratura em 1986 e tomou posse como desembargadora em setembro de 2004.