O agente Marcos Koren, da comunicação social do gabinete da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em absoluta tranquilidade durante o percurso pelo qual passou até chegar em Curitiba, no sábado (8). Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gáucha, Koren comentou como estão sendo os primeiros dias do petista na prisão.
— Estava bem, ânimo peculiar a essa situação — afirmou.
Sobre as regras de visitação, Koren afirmou que a PF não mudará o procedimento adotado, que restringe o encontro a familiares de primeiro grau e advogados de defesa. Mesmo com a pressão de lideranças políticas para se encontrarem com o presidente, o agente disse que a regra será obedecida, independentemente do preso ser famoso ou conhecido.
— Entendemos que as lideranças do Brasil queiram fazer visitas, encontros periódicos, mas nosso prédio não se destina a esse tipo de atuação de congresso partidário – reiterou.
Koren explicou que Lula não terá cabelo nem barba raspados, já que a PF não adota esse procedimento. Além disso, o ex-presidente selecionou mudas de roupas suas para usar durante a prisão — não há nenhum tipo de uniforme instituído. A cela, apesar de "espartana", segundo o agente, conta com uma televisão, que deve transmitir apenas canais abertos.
Questionado sobre os áudios vazados que mostram vozes de pessoas não identificadas em comunicação com o avião que levou Lula de São Paulo a Curitiba, Koren afirmou que soube do ocorrido por meio de um colega da PF, assim que o helicóptero pousou na sede da superintendência. Na primeira gravação, uma voz diz ao piloto: "Leva e não traz nunca mais". Na segunda conversa, um homem também não identificado pede: "Manda esse lixo janela abaixo". O agente mencionou "desconforto de ouvirem expressões nada técnicas, que nada tem a ver com a segurança aeronáutica".
— Existe uma investigação sobre a autoria das frases e a investigação cabe à Força Aérea Brasileira (FAB)– disse.
Ouça a íntegra da entrevista com o agente Marcos Koren: