Sebastião Melo (MDB) foi reeleito, neste domingo (27), prefeito de Porto Alegre pelos próximos quatro anos. Com 88,67% das urnas apuradas, ele somava 61,42% dos votos válidos, não podendo mais ser alcançado por Maria do Rosário (PT), que tinha 38,58%.
— Alegria, alegria, alegria! — resumiu Melo logo após o resultado do pleito, antes da entrevista coletiva que concederá em breve.
O resultado confirma o favoritismo que já havia sido mostrado desde o primeiro turno, quando Melo somou 49,72% dos votos válidos — contra 26,28% da adversária. Faltaram cerca de 1,9 mil votos para que o emedebista vencesse já na primeira rodada da disputa.
Melo concorreu pela coligação "Estamos juntos, Porto Alegre", composta pelo Partido Progressista (PP), Republicanos, MDB, PL, Partido Social Democrático (PSD), Podemos (Pode), Solidariedade e Partido Renovação Democrática (PRD). A vice da chapa é Betina Worm, filiada ao PL.
Ele chegou para votar por volta das 11h20min deste domingo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraiba, no bairro Aberta dos Morros, zona sul da Capital, onde foi recebido com aplausos de alguns eleitores, parou para fotos e cumprimentou apoiadores.
Quem é Sebastião Melo
Natural de Piracanjuba, no Estado de Goiás, Melo tem 66 anos e chegou a Porto Alegre no final da década de 1970, quando tinha 19 anos.
É advogado e foi vereador da Capital, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e vice-prefeito da cidade. Ele assumiu a prefeitura de Porto Alegre em 2020.
Formado em Direito pela Unisinos, Melo começou a carreira como advogado autônomo ainda nos anos 1980. Foi também conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul, e secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do RS.