Sebastião Melo, candidato à reeleição em Porto Alegre, é advogado e já atuou como vereador da Capital, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e como vice-prefeito da cidade. Melo assumiu a prefeitura de Porto Alegre em 2020. Natural de Piracanjuba, Goiás, o político recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre em 2022, por iniciativa da Câmara.
Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Melo começou a carreira como advogado autônomo ainda na década de 1980. Foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul e secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul.
Conheça Sebastião Melo
- Nome completo: Sebastião de Araújo Melo
- Data de nascimento: 24 de julho de 1958
- Profissão: advogado
Sebastião Melo já foi eleito anteriormente?
Melo é o atual prefeito de Porto Alegre, eleito em 2020, com o vice Ricardo Gomes. Além disso, ele já ocupou diferentes cargos na administração de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Em 2018, foi eleito deputado estadual. De 2013 a 2016, atuou como vice-prefeito da Capital, pelo então PMDB, juntamente com o prefeito José Fortunatti. Antes disso, foi vereador nos períodos de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2009 a 2012.
Sebastião Melo é filiado a qual partido?
Sebastião Melo é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), representado pelo número 15.
Qual o patrimônio declarado por Sebastião Melo?
O total de bens declarado por Sebastião Melo é de R$ 760.557,72. O valor está dividido entre imóveis, aplicações, investimentos, depósitos bancários e ações.
Quem é o candidato a vice-prefeito?
Betina Worm é a candidata à vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo. A veterinária, nascida em 17 de fevereiro de 1965, é do Partido Liberal (PL). Essa é sua primeira eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quais os partidos apoiam a candidatura de Sebastião Melo?
Melo faz parte da coligação "Estamos juntos, Porto Alegre", composta pelo Partido Progressista (PP), Republicanos, MDB, PL, Partido Social Democrático (PSD), Podemos (Pode), Solidariedade e Partido Renovação Democrática (PRD).